Meu perfil
BRASIL, Nordeste, JOAO PESSOA, BRISAMAR, Homem, Portuguese, English, Livros, Informática e Internet



Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 Siga-me no Twitter
 Grupo Paraíbas
 Azougue
 Blog do Borjão(CE)
 Blog do Samuel Júnior
 Músicas Anos 80
 Músicas do seu aniversário
 1001 CDs para ouvir
 Saudade FM - Boas músicas
 Saite de linques úteis
 " target="_blank">Time
 Blospot




Blog de Mário Negócio
 


2012,sábado,8,dezembro   lua minguante
Morte de John Lennon
Reprodução
Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição de Maria santíssima
No oitavo dia de dezembro a igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição. Dentro do sincretismo religioso, alguns estados prestam homenagens a Iemanjá, enquanto outros voltam as atenções para Oxum. Para os católicos a Imaculada Conceição é segundo o dogma, definido pelo Papa Pio IX em 1854. Na Paraíba quatro cidades tem uma programação religiosa em homenagem a santa.
De acordo com o padre Pedro Geraldo Targino da Cunha, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em João Pessoa, esse dogma se encaixa muito bem no mundo atual, pois representa a necessidade de mudança e de uma aproximação com Deus. Na época em que ele foi estabelecido vivia-se o liberalismo e corria-se o risco do afastamento do divino. “Nossa Senhora vem sempre nos lembrar que somos criaturas de Deus, Maria sempre aponta para Jesus. Isso é importante diante a crise de valores que vivemos, na qual as pessoas perdem o sentido da vida e buscam uma fuga nas drogas”, lamentou o padre.
Ele disse que nessa época é preciso lembrar o quanto o individualismo pode ser maléfico e que é preciso tomar cuidado para não adotar uma postura de indiferença ao outro e a Deus. O Padre convidou os católicos ou não para participar das festividades.
 Sincretismo – No mesmo dia em João Pessoa acontece a Festa de Iemanjá na praia de Tambaú que acontece desde 1966. Segundo o presidente da Federação dos Cultos Africanos, Walter Pereira, Nossa Senhora da Conceição, que no caso é Iemanjá, é considerada a mãe de todos os orixás. “Ela é a mãe de todos aqueles que têm crença e que fazem pedidos a Iemanjá. Já que os umbandistas e os africanistas acreditam em Iemanjá como se fosse o símbolo da mãe natureza que é o mar. Por isso, no dia 8 de dezembro os devotos fazem suas oferendas para a mãe, jogando-as ao mar”, explicou. A festa chega a reunir mais de 100 mil pessoas.
Ficheiro:Murillo immaculate conception.jpg
O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro de nós e que não renunciamos nunca.
A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma, foi definida em 1854, pelo papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus", mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no Oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII.
A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia chamado bem-aventurado João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de são Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria como início do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade.
Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476. Em 1570, foi confirmada e formalizada pelo papa Pio V, na publicação do novo ofício, e, finalmente, no século XVIII, o papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade.
Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma. De fato, Maria proclamou-se, explicitamente, com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada Conceição".
Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus miseriordioso. Foi Deus que concedeu a ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse incontaminada.
Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos.
Hoje, não comemoramos a memória de um santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a rainha de todos os santos, a Mãe de Deus.


Escrito por mnegocio às 13h27
[] [envie esta mensagem
] []





Dia de Iemanjá
A palavra "Iemanjá" deriva de "Yeye omon edjá", que quer dizer "mãe dos peixinhos". É a Rainha das Águas, a mãe de todos os orixás, representada com seios volumosos, que simbolizam a maternidade e a fecundidade. Também é chamada de Inaê, Janaína, Princesa do Aiocá ou Arocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar, Sereia Oloxum, Rainha do Mar e Dandalunda ou Dandalunga.
Ela é a entidade feminina mais respeitada do candomblé e da umbanda, sobretudo pelos pescadores, que a veneram como protetora, juntamente com Nossa Senhora de Santana. Deusa dos mares e oceanos, recebe, no seu dia, muitas oferendas, que são lançadas ao mar. Muito vaidosa, gosta de receber presentes como: espelhos, pentes, braceletes, coroas, perfumes e flores.
É descrita como uma sereia, metade mulher metade peixe. Está relacionada à cor azul ou azul e branco. Sua guia são colares e pulseiras de contas de cristal ou vidro transparente azul ou azul e branco. Suas flores: margaridas, rosas brancas e crisântemos brancos e azuis. Seu local é o mar; seu dia da semana: sábado; e sua saudação: "Odôiá Iemanjá! Adôfeiabá" (= amada senhora do rio).
No Brasil, a festa de Iemanjá é uma manifestação de fé e esperança que reúne milhares de pessoas à beira do mar, onde todas se curvam em reverência à "mãe dos orixás", com o mesmo objetivo: obter crescimento e proteção espiritual.
Muitas das pessoas acreditavam que as oferendas a Iemanjá trazem sorte para quem deseja começar bem o ano. Três rosas, moedas e perfume são os presentes mais comuns. O ato de molhar os pés na água salgada e pular sete ondas deve ser, segundo a crença, acompanhado por pedidos de abertura dos caminhos para o novo ano. De acordo com o candomblé e a umbanda, é muito importante não dar as costas para o mar após essa homenagem a Iemanjá.
No Brasil, a festa foi criada por volta de 1920. Nesse ano, em razão da pescaria fraca, uma colônia de pescadores da praia do Rio Vermelho, situada num bairro de Salvador, resolveu recorrer à tradição da umbanda e do candomblé para pedir ajuda aos santos africanos trazidos à Bahia pelos escravos negros.
Os rituais ganharam fama dentro e fora do Brasil, atraindo milhares de turistas, devido, sobretudo, à beleza dos contos, das danças, das vestimentas e das oferendas colocadas em balaios enfeitados jogados ao mar por centenas de pessoas que fazem uma procissão em canoas e barcos de pesca.
Dia Nacional da Família
Decreto Nº 52.748, 24/10/1963(08/12)
A família é o primeiro grupo a que pertencemos, é a primeira sociedade em que somos incluídos. É a partir dela que adotamos nossos padrões e que formamos nossa identidade. Apesar disso, os modelos de família mudaram bastante ao longo do tempo. Na Idade Média, as famílias eram extensas e as crianças de sete anos já eram tratadas como adultos: as meninas aprendiam os afazeres domésticos e os meninos, algum ofício profissional. A função da família era assegurar a transmissão da vida, dos bens e dos nomes, o que não implicava naturalmente em educação e envolvimento afetivo.
No Brasil, na época da colonização também não era diferente. A família era extensa e os casamentos eram arranjados conforme interesses. O papel de cada membro da família era diferente do que é hoje. O pai, antigamente, tinha três funções: cuidar de sua mulher, governar os criados e cuidar para que os filhos multipliquem os bens conseguidos.
Acredita-se que o cerne da família como conhecemos hoje, tenha nascido a partir do amor romântico cultivado na Europa no século XVIII. Com o fortalecimento da burguesia, a família foi distanciada da sociedade e os padrões de intimidade foram estabelecidos. Aos criados foram reservados cômodos separados e iniciou-se uma maior preocupação com a formação pessoal, moral e espiritual da criança. Uma nova afetividade passou a caracterizar a família moderna. Surge então a família nuclear burguesa.
Apesar de esse ainda ser o padrão atual, podemos perceber algumas mudanças. Nem sempre os homens sustentam a casa, a mulher não ser restringe mais às tarefas domésticas, que agora são partilhadas por muitos homens. Também é comum vermos crianças apenas com o pai ou com a mãe e isso deixou de ser um grande problema, como era visto no começo do século. Uma das mais recentes tendências da família talvez seja a formação de casais homossexuais, que lutam pelo reconhecimento da união civil e pela adoção de crianças.
Fonte: CEDI Câmara de Deputados
Terço da Sgrada Família
Dia da Justiça
Temis - Θέμις
*Têmis é a deusa das leis eternas, da justiça emanada dos deuses. Deusa da justiça divina, figura como segunda esposa de Zeus, logo após Métis. Com o pai dos deuses e dos homens, têmis foi mãe das Horas e da Moiras personificadas. Uma variante, que se encontra apenas em Ésquilo, faz da deusa da justiça divina mãe de prometeu. Personificação da Justiça ou da Lei Eterna, é tida como conselheira de Zeus. Foi ela quem o aconselhou a cobrir com a pela de cabra amaltéia o escudo, denominado, por isso mesmo, Égide, na luta contra os Gigantes. Atribuía-se também a ela a idéia da Guerra de Tróia, para se equilibrar a densidade demográfica da Terra. Apesar de ser uma Titânida, foi admitida entre os imortais. Era honrada não só por sua ligação com Zeus, mas ainda pelos inestimáveis serviços prestados a todos os deuses, no que se refere a oráculos, ritos e leis. O deus Apolo deve-lhe o conhecimento e os processos da mântica. Consta ainda que foi Têmis quem revelou a Zeuse a Posídon que não unissem à Nereida Tétis, porque, se isso acontecesse, esta teria um filho mais poderoso que o pai.
Na Teogonia, de Zeus e Têmis nasceram somente as Horas e as Moiras, mas uma variante bem mais recente, que se encontra, entre outros, em arato, Higino e em Ovídio, faz também de Zeus e Têmis pais da Virgem Astréia.
A Justiça no Brasil começou a ser instalada em 1530, quando Martim Afonso de Souza recebeu amplos poderes de D. João III, Rei de Portugal, para, inclusive, sentenciar à morte autores de delitos então considerados mais graves. No Rio Grande do Sul, a história do Judiciário tem início no dia 03 de fevereiro de 1874. Nesse dia, às 11 horas, foi instalado na Rua Duque de Caxias, 225 - um prédio alugado que hoje não existe mais -, o Tribunal da Relação de Porto Alegre, com jurisdição sobre as Províncias de São Pedro do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os povos antigos simbolizavam a justiça mediante deuses e semideuses de seu imaginário.
Para os gregos, a deusa Têmis representava a justiça, a lei e a ordem e protegia os oprimidos. Sentava-se ao lado de Zeus e era sempre invocada pelas pessoas que juravam dizer a verdade. Têmis era representada sem venda, com olhar severo, tendo nas mãos uma balança e uma cornucópia. Na mitologia romana, era chamada Justitia (Justiça).
Na mitologia egípcia, a deusa Maat era a expressão da justiça divina. O símbolo de Maat era uma pena de avestruz. Durante o Tribunal de Osíris, uma pena dessa ave era colocada em um dos pratos da balança; no outro, era colocado o coração dos mortos, para que o julgamento fosse justo.
No século XVI, os artistas alemães colocaram uma venda nas representações da deusa da Justiça, para simbolizar a imparcialidade que deveria ocorrer nos julgamentos. Contudo, é preciso que a Justiça tenha os olhos austeros de Têmis, para que possa enxergar as injustiças e agir com imparcialidade e firmeza.
Para que haja justiça entre os povos, a Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse documento discorre sobre direitos e deveres individuais, sociais, culturais e políticos.
No Brasil, os direitos e deveres dos cidadãos estão preceituados na Constituição, promulgada em 5/10/1988, sobretudo no artigo 5o No Capítulo III, que discorre sobre o Poder Judiciário, são citados os órgãos responsáveis pela justiça no país: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e juizes do Trabalho, Tribunais e juizes Eleitorais, Tribunais e juízes Militares e Tribunais e juizes dos Estados e do Distrito Federal, e suas respectivas competências. O artigo 127 dispõe sobre o Ministério Público, "incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis".
Leis específicas, como o Código Civil, o Código de Processo Civil, o Código Penal, o Código de Processo Penal, o Código Tributário Nacional e o Código Comercial estabelecem normas para que se cumpram os quatro objetivos da Constituição, expressos no artigo 3o ("construir uma sociedade livre; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação) e os dez princípios elencados no artigo 4o (independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; concessão de asilo político).


Escrito por mnegocio às 13h21
[] [envie esta mensagem
] []





Dia do Cronista Esportivo
Armando Nogueira um dos mais respeitados Cronistas Esportivos do Brasil
O cronista esportivo é o profissional que entra com a razão onde todo mundo entra com o coração: o mundo do esporte. Além de narrar jogos e provas esportivas, o cronista faz comentários racionais sobre a lógica do esporte. Imagine a dificuldade de fazer crônicas sobre o jogo final de uma decisão de Copa do Mundo quando o Brasil é um dos times?
O cronista visualiza, principalmente, o mundo do futebol. Muitas vezes, ele descreve uma jogada ou um gol com um lirismo digno de uma poesia, seja o gol de seu time ou do adversário. O cronista deve ser capaz de criticar e raciocinar em cima do jogo, dos atletas e até mesmo do técnico.
Fonte: UFGNet
Jornalismo esportivo (português brasileiro) ou desportivo (português europeu) é a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes (desporto, em Portugal), ginástica, jogos, hobbies e outras atividades de exercício físico.
O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados times ou atletas. Por isso, o profissional da área deve tomar cuidado com a paixão ou repúdio que seu texto pode facilmente provocar no público (e em colegas).
Crônica Esportiva Brasileira: histórico construção e cronista
A crônica há muito tempo tem sido utilizada nos meios de comunicação, sobretudo no jornalístico. Na área esportiva brasileira, a crônica aborda as diferentes modalidades, principalmente o futebol, que servirá como referência para a discussão do nascimento da crônica na França, da sua construção como gênero literário, da chegada no Brasil e seu desenvolvimento como gênero nacional e do papel do cronista na sua transformação. Faz uma revisão de literatura para construir o histórico da crônica no Brasil, associando o futebol à"nacionalização" e difusão desse gênero narrativo.
A crônica hoje se enquadra como gênero literário de assunto livre, de registro de pequenos fatos do cotidiano sobre política, arte, esporte e variados temas. Por se tratar de assuntos considerados menos importantes e por ser um texto limitado espacialmente nas edições dos jornais nas colunas ou em artigos opinativos, a crônica é tida como um gênero menor, o que, talvez, seja essa característica que permita ao cronista analisar "[...] as pequenas coisas que as grandes vistas não percebem" (LUCENA, 2003, p. 162).
A crônica conhecida nos dias de hoje no Brasil, nasceu nos folhetins franceses (século XIX), nos rodapés dos jornais, para entreter os leitores, aparecendo em 1799, no Journal Dibats, em Paris, com Julien-Louis Geoffrou [...] fazendo crítica diária da atividade dramática (MOISÉS, 1982, p. 245).
Lembrança
Ivan Thomaz, foi um dos melhores narradores esportivos do rádio paraibano, com mais de 30 anos de radialismo, ele passou pelas rádios Tabajara, Rádio Globo do Rio, Rádio Jornal do Commercio de Recife, Rádio Caturité e Rádio Borborema de Campina Grande, entre outras.
Falecido em 04 de faevereiro de 2012, a Câmara Municipal de João Pessoa(PB) homenageia Ivan Thomaz denominando o Centro de Treinamento Esportivo da Cidade de João Pessoa, localizado no Conjunto Valentina de Figueiredo, de Vila Olímpica Ivan Tomaz.
Associação dos Crpnistas Esportivos da Paraíba(ACEP)
João Camurça - Presidente
Datas
1863 - No dia 08 de Dezembro de 1863 foi fundada a FIFA. Trata-se de uma instituição que gere as federações de futebol do mundo inteiro e se encarrega de organizar os campeonatos mundiais de futebol em diversas modalidades.
A sua sede localiza-se em Zurique, na Suíça. A FIFA está integrada na FA Board Internacional, um organismo que se encarrega de modificar as regras do jogo.
A Federação agrupa 208 associações ou federações de futebol de diversos países e conta com mais 16 países afiliados que a ONU e menos cinco que a Associação Internacional de Federações de Atletismo.
foto de sinopsis
1873 - Elevador Lacerda: O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 08 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, cerca de 63 metros de altura. [1] Localizado na cidade de Salvador, cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. Hoje é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade.
Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte do Mar
Elevador Lacerda.jpg
Elevador Lacerda
Você sabia?
O centenário Elevador Lacerda é transporte diário do povo em Salvador. Uma hora em cima; outra, em baixo. Com 72 metros de altura , liga a Cidade Alta e a Cidade Baixa. A cada sobe-e-desce conduz 118 pessoas. Todos os dias são 28 mil passageiros transportados.
Completando 130 anos em 8 de dezembro de 2008, o elevador foi projetado e construído pelo comerciante Antônio Francisco de Lacerda. As obras começaram em outubro de 1869 e seu primeiro nome era Elevador da Conceição. Funcionou por sistema hidráulico até 1906. Após reformas, foi eletrificado. Transporta passageiros 24 horas, todos os dias. Além de prestar grande serviço, o velho elevador é um dos cartões postais da primeira capital brasileira.
Almanaque Brasil
1941 - A 08 de dezembro de 1941, o Congresso dos Estados Unidos aprova a declaração de guerra contra o Japão, envolvendo-os oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Por sua vez, a Alemanha declara guerra aos Estados Unidos.
No dia anterior, uma frota de porta-aviões japoneses lançou um ataque aéreo surpresa contra a base naval e aérea de Pearl Harbour, no Havai. A maioria dos aviões foi destruída, três couraçados foram afundados e mais cinco ficaram muitíssimo danificados.
A opinião pública norte-americana ficou profundamente afetada pelo ataque à frota do Pacífico e pediu vingança. Poucas semanas depois, os Estados Unidos repetiram o ataque sobre território japonês.
foto de sinopsis
1980 - Atentado contra Johna Lennon - Um fã obcecado dispara, na Cidade de Nova Iorque, contra o músico John Lennon, conseguindo matá-lo. A estrela britânica do grupo de rock The Beatles, declarou um dia que os Beatles eram "mais populares do que Jesus", enquanto que o amor e a paz tinham sido os temas centrais das suas canções.
Parece que foram estas palavras que levaram Mark David Chapman, o seu atacante, a cometer o crime. Chapman declarou-se culpado pelo assassínio e foi preso.
Os fãs fizeram uma vigília diante da entrada de sua casa durante uma semana inteira.
foto de sinopsis


Escrito por mnegocio às 13h19
[] [envie esta mensagem
] []





Aniversariantes

1542 - Mary Stuart, Rainha da Escócia, católica, aspira o trono inglês

1894 - Florbela Espanca, Poetisa e escritora

1925 - Sammy Davis Jr., Cantor, dançarino e ator cinematográfico

1943 - Jim Morrison , Vocalista da Banda The Doors

1947 - Gregg Allman, Tecladista do grupo Allman Brothers

1953 - Kim Basinger, atriz norte americana.

1957 - Phil Collen , Guitarrista da Banda Def Leppard

1962 - Marty Friedman, Guitarrista da Banda Megadeth

1964 - Teri Hatcher, Atriz cinematográfica famosa pela participação no seriado de TV "Superman"

1966 - Sinead O´Connor , Cantora internacional

1894 - Florbela d’Alma da Conceição Espanca(Vila Viçosa, 08 de Dezembro de 1894 — Matosinhos, 08 de Dezembro de 1930), batizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca,[1] foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade[2] e panteísmo.
(...)Quero voltar! Não sei por onde vim…
Ah! Não ser mais que a sombra duma sombra
Por entre tanta sombra igual a mim!
Tornou-se eterna essa grande poeta, suas palavras dobraram o tempo…
78 anos sem você e ainda estás aqui e aqui ficará para sempre….
"Quem me dera encontrar o verso puro, O verso altivo e forte, estranho e duro, Que dissesse a chorar isto que sinto!"
Na vida, para mim, não há deleite.
Ando a chorar convulsa noite,
E não tenho nem sombra em que me acoite,
E não tenho uma pedra em que me deite!
Ah! Toda eu sou sombras, sou espaços!
Perco-me em mim na dor de ter vivido!
E não tenho a doçura duns abraços
Que me façam sorrir de ter nascido!
Sou como tu um cardo desprezado
A urze que se pisa sob os pés,
Sou como tu um riso desgraçado!
Mas a minha Tortura inda é maior:
Não ser poeta assim como tu és
Para concretizar a minha Dor!
r
"Trocando olhares"- 24 de abril der 1917(Como o mesmo título de “A Maior Tortura”, e dedicado “A um grande poeta de Portugal”, este soneto comparece refundido em Livro de Mágoas.)
Mesmo antes de seu nascimento, a vida de Florbela Espanca já estava marcada pelo inesperado, pelo dramático, pelo incomum.Seu pai, João Maria Espanca era casado com Maria Toscano. Como a mesma não pôde dar filhos ao marido, João Maria se valeu de uma antiga regra medieval, que diz que quando de um casamento não houver filhos, o marido tem o direito de ter os mesmos com outra mulher de sua escolha. Assim, no dia 8 de dezembro de 1894 nasce Flor Bela Lobo, filha de Antónia da Conceição Lobo. João Maria ainda teve mais um filho com Antónia, Apeles. Mais tarde, Antónia abandona João Maria e os filhos passam a conviver com o pai e sua esposa, que os adotam.
"A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente."
1925 - Sammy Davis Jr, Samuel George "Sammy" Davis, Jr. (Harlem, Nova Iorque, 08 de Dezembro de 1925 — Beverly Hills, 16 de Maio de 1990), mas conhecido simplesmente como Sammy Davis Jr., foi um cantor, dançarino e ator estadunidense.
Vídeo
Sammy Davis Jr.- Tap Dancing,Singing, And More......
Sammy Davis Jr - You Rascal You(Theard)
1943 - Jim Morrison, James "Jim" Douglas Morrison (Melbourne, 08 de dezembro de 1943 — Paris, 03 de julho de 1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano, vocalista da banda de rock The Doors. Foi o autor da maior parte das letras da banda.
"Eu vejo-me como um ser humano sensível e inteligente, mas com um coração de palhaço que me obriga a estragar tudo nos momentos mais importantes."
The Doors
The Doors in Copenhagen 1968.jpg
Banda de Jim Morrison. The Doors realizando performace para a televisão dinamarquesa em 1968
Vídeo Light My Fire(The Doors)
Sobre a música Light My Fire(The Doors)


Escrito por mnegocio às 12h56
[] [envie esta mensagem
] []





2012,sexta-feira,7.dezembro   lua minguante
Dia Internacional da Aviação Civil
Hong Kong Express - Boeing 737-800
A380
Em 07 de dezembro de 1944, foi aberta a Convenção Internacional sobre a Aviação Civil, em Chicago, nos Estados Unidos. O evento criou a Organização da Aviação Civil Internacional - OACI - e discutiu questões como a segurança de vôo e os direitos dos aeronautas. A data é comemorada desde 1994
O Dia Internacional da Aviação Civil foi celebrado pela primeira vez a 07 de Dezembro de 1994, para marcar o 50º aniversário da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional. Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente a data de 7 de Dezembro como o Dia Internacional da Aviação Civil.
Nesse dia, em 1944, foi aberta a Convenção da Aviação Civil Internacional, em Chicago, Estados Unidos. O documento foi aprovado no Brasil pelo decreto-lei nº 7.952, de 11 de setembro de 1945.
A Aviação civil é qualquer utilização não-militar da aviação. Dentre as utilizações estão: aviação desportiva, vôos panorâmicos, acrobáticos, aeronaves experimentais, ultraleves, e transporte de passageiros e cargas com fins comerciais. Existe na aviação civil a construção de aviões por construtores amadores, denominadas homebuilts.
Geralmente, ouvimos falar de aviação e imaginamos aeronaves bélicas, prontas para a guerra; mas o ideal do mais belo invento do ser humano é auxiliá-lo do seu sonho de conquistar os ares.
Curiosidade:
Mais
Dia Nacional do Cirurgião Plástico
A otoplastia é a cirurgia para correção de deformidades na orelha. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a "orelha-de-abano". A cirurgia da orelha de abano é feita para corrigir o afastamento das orelhas da cabeça que dá um aspecto pouco estético e que incomoda muito.
A escolha do cirurgião plástico é uma decisão muito importante, por isto, você deve sempre escolher um cirurgião especializado em Cirurgia Plástica.
A Cirurgia Plástica no Brasil é referência mundial devido a excelência na formação de seus profissionais.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica foi fundada em 1948, em São Paulo, com o objetivo de promover e aprimorar o estudo da cirurgia plástica no Brasil. Hoje, a SBCP é composta por aproximadamente quatro mil cirurgiões plásticos, entre titulares, associados e aspirantes a membros. Para ingressar na SBCP, o interessado deve ser médico com especialização de dois anos em cirurgia geral, três anos de cirurgia plástica em serviço credenciado pela SBCP e/ou MEC, prestar e ser aprovado em prova escrita e oral, para se tornar membro especialista da SBCP. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem sua sede Nacional em São Paulo e Regionais nas principais capitais do país. Suas diretorias são eleitas por votos dos membros, para uma gestão administrativa de dois anos. Periodicamente, são promovidos encontros científicos exclusivos para seus associados. São cinco Jornadas Científicas e um Congresso por ano, onde o associado pode atualizar seus conhecimentos científicos através da participação de atividades, como conferências e cirurgias ao vivo. Nos eventos também são realizados confraternizações, festas e jantares.
Hoje a cirurgia plástica permite consertar quase tudo, com cicatrizes cada vez menos visíveis. Mas para que os resultados correspondam às expectativas é preciso que o paciente procure um bom profissional.
Acompanhe 10 passos importantes para você não errar na escolha.
1. Não escolha um nome ao acaso. Converse com amigas ou parentes que tenham feito uma cirurgia estética. Pergunte como foi o atendimento pré e pós-operatório e peça para ver o resultado. Dificilmente um cirurgião plástico faz um excelente trabalho em uma pessoa e ruim em outra.
2. Peça a seu médico de família ou mesmo conhecido a indicação de um cirurgião plástico. Pergunte a ele quantos de seus pacientes foram indicados a esse cirurgião, e quais foram as impressões de retorno dos mesmos. Pergunte ainda se encaminharia um familiar dele a esse cirurgião plástico.
3. O próximo passo é conferir se o médico recomendado tem especialização em cirurgia plástica e está ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
4. Informe-se sobre a participação do médico em congressos e palestras, apresentação de trabalhos, publicações e o número de cirurgias realizadas.
5. Marque uma consulta com pelo menos dois médicos da sua lista. Assim você poderá comparar suas opiniões, condutas e honorários. A conversa pessoal com o cirurgião também pode mostrar se ele transmite confiança. Aproveite para deixar claro seus objetivos e esclarecer todas as suas dúvidas.
6. Na sala de espera da clínica é possível encontrar pacientes de pós-operatório. Procure saber se essas pessoas foram bem atendidas, além de perguntar se elas ficaram satisfeitas com os resultados da cirurgia.
7. Certifique-se de que o cirurgião é credenciado nos bons hospitais da cidade, mesmo que tenha a própria clínica e centro cirúrgico.
8. Informe-se se o médico é especializado em técnicas específicas para a área do corpo que você pretende modificar.
9. Tome cuidado com anúncios sensacionalistas que prometem resultados fantásticos, especialmente com fotos de pré e pós-operatórios e ofertas de parcelamentos de honorários. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luiz Carlos Garcia, os bons especialistas não precisam utilizar esses artifícios e zelam pela ética profissional.
10. Marque a cirurgia com o profissional de que tenha obtido boas referências e com o qual você tenha estabelecido um relacionamento de confiança e que transmita total segurança.
O bom cirurgião plástico deve...
* perguntar sobre suas expectativas, discuti-las com você e considerar as suas reações quanto às recomendações dadas.
* aconselhar pelo procedimento mais indicado para atingir as suas necessidades.
* responder todas as suas dúvidas numa linguagem absolutamente compreensível.
* dar informações sobre o procedimento que você deseja: o nível de complexidade, o tipo de anestesia, a internação, o repouso, as restrições na vida cotidiana, os cuidados em longo prazo.
* deixar claro os riscos envolvidos com a cirurgia e possíveis intercorrências e complicações.
* receber com naturalidade perguntas sobre sua formação, qualificações profissionais, experiência, honorários e formas de pagamento.
* deixar a decisão final para você.
* pedir todos os exames pré-operatórios, como o sangüíneo, o clínico, o cardiológico e até o raio X do tórax.
* tirar fotografias da região do corpo que sofrerá a cirurgia.
Redação Terra
Dia do Pastor Evangélico
Pastor ou Ministro do Evangelho são os títulos atribuídos ao ministro religioso no Cristianismo.
Em algumas denominações o ministério pastoral é reconhecido como o mais alto patamar eclesiástico.[carece de fontes?]
Dependendo da posição e da denominação, o ministro religioso pode ser chamado de pastor, reverendo, presbítero, padre, missionário, bispo (em Igrejas Luteranas, Presbiterianas, Anglicanas e Pentecostais), diácono (embora em algumas igrejas essa posição não seja de ministro), ancião (em algumas igrejas pentecostais, como a Congregação Cristã no Brasil) e, recentemente, apóstolo. O rito de investidura do pastor é chamado ordenação ou consagração.
De acordo com o apóstolo Paulo, uma Igreja Local poderia ser dirigida por uma equipe de pastores [1]
Dependendo do ramo da Igreja, a função do pastor é desempenhada pelo presbítero ou bispo. Há situações no Novo Testamento onde esses termos parecem ser sinônimos [2].
Nos países de língua inglesa é normal referir-se aos párocos católicos romanos como pastor.
Nota: Vide(também) dia 10 de junho neste blog.


Escrito por mnegocio às 07h22
[] [envie esta mensagem
] []





Dia 07 de dezembro na História
1917 - Os Estados Unidos entram na primeira Guerra Mundial e declaram guerra contra o Império Austro-Húngaro. Na manhã do domingo de 7 de Dezembro de 1941, a neutralidade americana na Segunda Guerra Mundial terminou: as forças japonesas realizaram um ataque surpresa sobre a base naval americana de Pearl Harbor, no Hawai.
Mais de 400 aviões de seis porta-aviões japoneses bombardearam o porto e o campo de aviação e, duas horas depois, a maior parte da frota do Pacífico americana estava fora de serviço.
As perdas foram devastadoras: cinco dos oito couraçados, três contra-torpedeiros e sete outros navios foram ao fundo; No total: mais de metade dos aviões da ilha foram destruídos. Morreu um total de 2.400 americanos e 1.200 ficaram feridos, durante o ataque. As perdas do Japão saldaram-se em 29 aviões e quatro pequenos submarinos.
No dia seguinte, o Japão atacou as Ilhas Filipinas, Malásia, Tailândia e Hong Kong, enquanto a Grã-Bretanha e os Estados Unidos lhe declararam guerra.
foto de sinopsis
Attack on Pearl Harbor Japanese planes view.jpg
Fotografia tirada de um avião japonês ao início do ataque. A explosão no centro é o resultado de um ataque torpedeiro contra o USS Oklahoma.
1888 - No dia 7 de Dezembro de 1888, o inventor escocês John Dunlop registou a patente do pneu. John foi um dos fundadores da empresa que até tem o seu nome: Dunlop Pneumatic Tyre Company.
John nasceu numa quinta, na povoação de Dreghorn, e estudou Veterinária na Universidade de Edimburgo e foi veterinário durante mais de dez anos, no norte da Irlanda. O primeiro pneu que inventou foi para o triciclo do filho e, ao ver que funcionava muito bem, registou a patente.
A invenção de Dunlop chegou no momento certo, quando o transporte por estrada estava a viver o período áureo. A produção em massa do produto começou na década de 1890, em Belfast. Hoje em dia, a imagem de John Dunlop aparece nas notas de 10 libras da Irlanda do Norte.
foto de sinopsis
John Boyd Dunlop
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Boyd_Dunlop
1921 - Áustria e Estados Unidos voltam a ter relações diplomáticas.
1927 - A 07 de dezembro de 1927 afundou a cidade de El Calafate, onde se encontram o glaciar Perito Moreno, o glaciar Upsala e o cerro Fitz Rov, entre outros. A cidade, localizada na província de Santa Cruz, na Patagónia argentina, possui um elevado atrativo turístico por causa do Parque Nacional dos Glaciares.
Antes da construção das infraestruturas para o parque, a povoação com apenas 100 habitantes servia de posto de abastecimento dos barcos que transportavam lã.
foto de sinopsis
Cidade do Parque Nacional dos Glaciares
O glaciar Perito Moreno, principal atração turística de El Calafate
http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Calafate
1933 - O general Cristóvão Barcelos propõe a mudança da Capital brasileira para o Planalto Central.
1941 - Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial depois que os japoneses atacaram Pearl Harbor, no Havaí.
1981 - A Espanha torna-se o mais novo membro da OTAN.
1987 - A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, declara Brasília como patrimônio Cultural da Humanidade.
1988 - O líder palestino Yasser Arafat admite pela primeira vez, a existência de Israel. O Conselho Nacional Palestino declara o objetivo de criar um Estado.
Aniversariantes

1843 - Marc Ferrez Fotógrafo pioneiro no Brasil com um notável acervo sobre o Rio de Janeiro do início do século XX

1915 - Eli Wallach Ator cinematográfico

1932 - Ellen Burstyn Atriz Cinematográfica

1953 - Xuxa Lopes Atriz cinematográfica, de teatro e TV, destaca-se na Rede Globo.

1964 - Roberta Close Nascida Luis Roberto Gaminie Moreira. modelo e ator travestido. Muda de sexo atraves de cirurgia em Londres em 1989. Naturaliza-se no exterior pra poder trocar o nome. http://www.mundodastribos.com/transsexual-roberta-close-fotos-videos-biografia.html



Escrito por mnegocio às 07h12
[] [envie esta mensagem
] []





2012,quinta-feira,6,dezembro lua minguante
Advento: A palavra "advento" significa literalmente "vinda, chegada". O período do Advento abrange os quatro últimos domingos antes do Natal, que dão início ao chamado ano litúrgico.  Naturalmente trata-se apenas de uma tradição eclesiástica. Além disso, sabemos que o nascimento de Jesus não ocorreu no dia 25 de dezembro. Na verdade, a comemoração do Natal passou a ser algo rotineiro, destituído do verdadeiro significado, e é cada vez mais comercial.
Quando o ano está chegando ao fim, começa o tempo de expectativa para a comemoração da primeira vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas não devemos esquecer que também quanto ao Plano de Salvação encontramo-nos no tempo do Advento, atualmente mais do que nunca! Estamos hoje no período em que rumamos claramente em direção ao dia da segunda vinda do Senhor. Bem-aventurados aqueles que vivem conscientemente também neste tempo de Advento do Plano de Salvação, pois o Senhor diz deles: "Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá" (Lc 12.37). Que palavras grandiosas!
Afinal, o que faz com que o tempo de Advento seja tão especial? Há nele três coisas importantes:
– o tempo da alegria antecipada
– o tempo da espera
– o tempo da preparação
Dia de São Nicolau
São Nicolau, ou Santa Claus (corruptela de Santus Nicolaus), Bispo de Mira (Dembre, na atual Turquia, nasceu na Ásia Menor, cerca de 270 - século III). Celebrizou-se por sua dedicação e sincera bondade que o levaram a fazer milagres, tanto em vida como após a morte. São Nicolau um dos santos mais populares da cristandade e na devoção popular; o culto a ele baseado na sua inesgotável generosidade, sobretudo com as crianças, resultando em inúmeras lendas folclóricas. Em Roma existem mais de 60 igrejas com o seu nome e na Inglaterra mais de 400.
venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/natal.htm
Nicolau é também conhecido por São Nicolau de Mira e de Bari. Venerado, amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente. Sem dúvida alguma, é o santo mais popular da Igreja. Ele é padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.
Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Foi consagrado bispo de Mira, atual Turquia, quando ainda era muito jovem e desenvolveu seu apostolado também na Palestina e no Egito. Mais tarde, durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado até a época em que foi decretado o Edito de Constantino, sendo finalmente libertado. Segundo alguns historiadores, o bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Nicéia, no ano 325.
Foi venerado como santo ainda em vida, tal era a fama de taumaturgo que gozava entre o povo cristão da Ásia. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira. Imediatamente, o local da sepultura se tornou meta de intensa peregrinação. O seu culto se difundiu antes na Ásia, e o local do seu túmulo, fora da área central de Mira, se tornou meta de peregrinação.
O documento mais antigo sobre ele foi escrito por Metódio, bispo de Constantinopla, que em 842 relatou todos os milagres atribuídos a são Nicolau de Mira. Depois, mais de sete séculos passados da sua morte, "Nicolau de Mira" se tornou "Nicolau de Bari". Em 1087, a cidade de Bari, em Puglia, na Itália, sofria a subjugação dos normandos. E Mira já estava sob domínio dos turcos muçulmanos. Setenta marinheiros italianos desembarcaram nessa cidade e se apoderaram das suas relíquias mortais, transferindo-as para Bari. O corpo de são Nicolau foi acolhido, triunfalmente, pela população de Bari, que o elegeu seu padroeiro celestial. E ele não decepcionou: por sua intercessão os prodígios e milagres ocorriam com grande freqüência. Seu culto se propagou em toda a Europa. Então, a sua festa, no dia 6 de dezembro, foi confirmada pela Igreja.
A tradição diz que os pais de Nicolau eram nobres, muito ricos e extremamente religiosos. Que era uma criança com inclinação à virtuosidade espiritual, pois nas quartas e nas sextas-feiras rejeitava o leite materno, ou seja, já praticava jejum voluntário. Quando jovem, desprezava os divertimentos e vaidades, preferindo freqüentar a igreja. Costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida às viúvas e aos pobres. Dizem que Nicolau colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças. Mais tarde, ele foi incluído nos rituais natalinos no dia 25 de dezembro, ligando Nicolau ao nascimento do Menino Jesus.
Mais tarde, quando já era bispo, um pai, não tendo o dinheiro para constituir o dote de suas três filhas e poder bem casá-las, havia decidido mandá-las à prostituição. Nicolau tomou conhecimento dessa intenção, encheu três saquinhos com moedas de ouro, o dote de cada uma das jovens, para salvar-lhes a pureza. Durante três noites seguidas, foi à porta da casa daquele pai, onde deixava o dote para uma delas. Existem muitas tradições e também lendas populares que se criaram em torno deste santo, tão singelo e singular.
A sua figura bondosa e caridosa, símbolo da fraternidade cristã, mantém-se viva e impressa na memória de toda a cristandade. Agora, também na da humanidade toda, porque perpetuada através dos comerciantes nas vestes de Papai Noel nos países latinos, de Nikolaus na Alemanha e de Santa Claus nos países anglo-saxões. Mesmo sob falsas vestes, são Nicolau nos exemplifica e recorda o seu grande amor às crianças e aos pobres e a alegria em poder servi-los em nome de Deus.
Dia da Extensão Rural
ER é um processo educacional que objetiva ajudar o povo (considerando povo – indivíduos e instituições) interpretar e responder, de maneira apropriada, as mensagens de mudanças que interessam à promoção do desenvolvimento sócio-econômico do meio rural, através das forças vivas da comunidade. É baseado no conhecimento da realidade rural e adequado às necessidades do meio, tendo a participação da família rural, dos líderes da comunidade e o apoio das autoridades locais. Mobiliza a liderança política, econômica e social, tendo em vista sua integração ativa no desenvolvimento da agricultura e na elevação do nível de vida dos produtores rurais.
ER “é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, possibilitando-lhe maior produção e melhorar a
produtividade, elevando-lhe a renda e melhorando seu nível de vida.” ( Definição da ABCAR).
Fonte(s): ambientebrasil
A extensão rural surgiu oficialmente no Brasil no dia 6 de dezembro de 1948, em Minas Gerais, por meio da Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar-MG). Foi a primeira entidade oficial de extensão rural no País. Essa data representa um marco para o trabalho desses profissionais, responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo, ferramenta primordial na redução das desigualdades sociais brasileiras. A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), entidade que congrega as 27 Ematers do País, celebra, desde 2005, nesse período do ano, conjuntamente com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensão rural desempenhados atualmente por um quadro técnico de 16.600 profissionais em 4.500 escritórios. Como educadores não-formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias que auxiliam o produtor rural a terem uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a extensão rural visa à qualidade da produção, geração de emprego e renda e melhoraria da qualidade de vida no campo.
Dia Nacional do Extensionista Rural
Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2.191/2007, que institui o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional do Extensionista Rural. A iniciativa visa a valorizar e a reconhecer a atuação desse profissional, que, além de educador, é um transformador de realidades, proporcionando o bem-estar e a inclusão social de famílias e comunidades rurais. Perto de completar seis décadas, a extensão rural, que quase foi extinta no ano de 1990, durante uma crise instalada por causa das diretrizes do Governo Federal da época, hoje tem muitos motivos para comemorar. "A principal comemoração é esse início da reconstrução da extensão. A sociedade, a cada dia, tem reconhecido o papel do extensionista como agente do desenvolvimento que garante a produção de alimentos e que contribui de forma decisiva para a transformação do Brasil em um País mais justo e mais igualitário", afirma José Silva Soares, presidente da Asbraer e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
Frente Parlamentar
Uma das grandes conquistas deste ano foi a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural (Fenater), no dia 3 de outubro, durante o Seminário Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais, promovido na Câmara Federal. A Fenater, composta por 268 deputados e 25 senadores, foi instituída com o objetivo de realizar a mobilização política para defesa e acompanhamento dos processos legislativos e de atividades do Congresso Nacional relacionados com a assistência técnica e extensão rural. Também focaliza o aprimoramento da legislação e defesa de recursos orçamentários e financeiros para as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), contribuindo para o pleno funcionamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sibrater). A Frente foi idealizada pelo presidente da Asbarer e o deputado federal  Márcio Rodrigues (PSDB-MG) e tem como presidente o deputado federal Márcio Reinaldo Moreira; como vice-presidente, o senador Neuto de Conto; e como secretário-geral, o senador Pedro Simon. Confira no banner Semana da Extensão Rural, no portal da Asbraer ( www.asbraer.org.br ), uma homenagem a todos os extensionistas brasileiros. Por Helena Pawlov Assessoria de Comunicação da Asbraer  
Dia do Madeireiro(Silvicultor)
Projeto de Lei Nº 3975 de 2008
s.m. Bras. Negociante de madeiras. / Operário que trabalha ou corta a madeira nas matas. / — Adj. Relativo à extração de madeiras: indústria madeireira. Ao madeireiro cabe: Proteger, cuidar e estimar a floresta...
 
Aldeia Indígena Rubiácea (MA) - Fiscal do Ibama examina em fazenda madeira extraída ilegalmente da Terra Indígena Araribóia


Escrito por mnegocio às 10h29
[] [envie esta mensagem
] []





Dia do Pau-Brasil(Caesalpinia echinata)
Lei Nº 6.607 de 07/12/1978, em tributo ao Pau-Brasil, uma árvore nativa brasileira.
O pau-brasil, Caesalpinia echinata, a árvore mãe de todos nós brasileiros, que somos conhecidos por esse nome em todo o mundo graças a sua existência abundante em nossa costa desde o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro no século XVI.
Naquela época largamente explorada para se extrair o pigmento vermelho de seu cerne para a indústria têxtil européia, hoje e desde 2000 pesquisadores brasileiros de diversas universidades do país descobrem novas aplicações e usos para nossa árvore mãe.
Mais de 500 anos do descobrimento do Brasil, vale a pena retornar no tempo para conferir um pouco da história do Pau-Brasil, árvore símbolo do nosso país, mas infelizmente em vias de extinção. Por Angelo C. Pinto (IQ-UFRJ-1999)
Flor do pau-brasil
Detalhe da flor do pau-brasil
Dia 03 de maio é o Dia Nacional do Pau-Brasil
Dia Nacional da Assistência Social
Lei Nº 11.162 de 05/08/2005
Assistência Social é um dos três componentes do sistema de Seguridade Social no Brasil. Sua descrição e diretrizes básicas estão contidas na Constituição brasileira nos artigos 203 e 204, sendo que sua regulamentação está sistematizada pela Lei nº 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS).
Sua função é manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
As prestações de assistência social são destinadas aos indivíduos sem condições de prover o próprio sustento de forma permanente ou provisória, independentemente de contribuição à Seguridade Social.
NOTA: O Dia do Assistente Socialé´ 15 de maio
Dia do Profissional Cromoterapeuta e dos Terapeutas Alternativos(RJ)
Lei Nº 4.550 de 06/05/2005
Dia Estadual do Oficial de Justiça(RS)
LEI Nº 12.322 de 05/09/2005, para marcar a data da fundação da ABOJERIS(Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul), ocorrida em 07/12/1956.
Dia das Entidades Não Governamentais de Assistência Social(RJ)
Lei Nº 4.293 de 24/03/2004
Dia do Adesguiano(RJ)
Lei Nº 4.652 De 29/11/2005, para marcar a data da criação da ADESG [Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra], que foi fundada em 07/12/1951, pelos Marechais brasileiros, Cordeiro de Farias e Juarez Távora, na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.


Escrito por mnegocio às 10h09
[] [envie esta mensagem
] []





Datas
1534 - Fundada a cidade de San Francisco de Quito, atual capital do Equador.
1768 - Publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica.
Frontispício da primeira edição da Encyclopædia Britannica
Frontispício da primeira edição da Encyclopædia Britannica
foto de sinopsis
A 6 de dezembro de 1768 foi publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica em Londres, através da empresa privada Encyclopædia Britannica, Inc. Os artigos foram escritos em conjunto por 100 editores e contam com a contribuição de mais de 4.000 especialistas nas diferentes temáticas. Segundo os autores, trata-se da enciclopédia mais precisa e fiável de todas as editadas na língua inglesa.
Depois de várias edições e de um êxito internacional, a estrutura foi dividida em três partes únicas: "Micropédia" com artigos curtos, "Macropédia" com artigos mais extensos e uma "Propédia" com um esquema hierárquico do conhecimento humano.
1868 - Ocorre a batalha de Itororó, na guerra do Paraguai, entre cinco mil paraguaios e 20 mil brasileiros comandados pelo então duque de Caxias. No dia 06 de dezembro de 1868 o Exército Brasileiro participou da batalha de Itororó, uma das batalhas da Guerra da Tríplice Aliança. Após desembarcar às margens do rio Paraguai, na localidade de Santo Antônio, o Exército Aliado marchou para Sul, defrontando-se com o inimigo na ponte do arroio Itororó. 
Na véspera desta batalha, o Comandante em Chefe das Forças Aliadas, Marechal Duque de Caxias, determinou que o Gen. Osorio marchasse com o Terceiro Corpo de Exército à esquerda do grosso das Forças do Exército Aliado, a fim de flanquear ou acometer pela retaguarda o inimigo e realizar a segurança do flanco leste. Enquanto o General Osorio realizava seu deslocamento, Caxias ordenou o ataque à ponte de Itororó, iniciando a sangrenta batalha. 
A posição inimiga proporcionava uma enorme vantagem aos seus quatro mil defensores. Foram rechaçadas três investidas brasileiras, somente no quarto ataque o inimigo foi vencido, retraindo para as posições no corte do rio Avaí. Durante a batalha, Osorio fora chamado às pressas, chegando na região do combate após o mesmo ter se encerrado. Coube ao Marques do Herval, com seu Terceiro Corpo de Exército a perseguição e a manutenção do contato com o inimigo.
Na batalha os brasileiros tiveram 1806 homens fora de combate, o inimigo perdeu 1200 homens, seis bocas de fogo, munição e armamento de toda a espécie. Iniciava assim uma série de batalhas que ocorreram no mês de Dezembro de 1868, que destruíram a capacidade de combate do inimigo e receberam a denominação de Dezembrada.
Caxias leads the Brazilian Army.jpg
O Duque de Caxias liderando as tropas brasileiras na Guerra do Paraguai.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Itoror%C3%B3
1870 - Nasce William Hart, estrela dos filmes western, na época do cinema mudo.
1880 - Buenos Aires é declarada capital da República Argentina.
1882 - Vénus entre a Terra e o Sol. No dia 6 de Dezembro de 1882, o planeta Vénus interpôs-se entre o Sol e a Terra. Este fenómeno só pode ocorrer nos meses de Junho e de Dezembro, quando os três astros estão alinhados e o planeta passa por um dos seus pontos orbitais. Durante a passagem, o observador pode apreciar um disco circular negro que, pouco a pouco, se interpõe na trajectória solar, e Vénus demora várias horas a atravessá-lo. Johannes Kepler foi o primeiro a calcular as diferentes passagens no século XVI.
É um fenómeno muito pouco frequente que só acontece quatro vezes num período de 243 anos e consta ocorrer em anos pares. O último ocorreu a 7 de Junho de 2004.
foto de sinopsis
1946 - O químico norte-americano Willard Libby apresenta um relógio atômico capaz de medir o tempo com tanta precisão que atrasaria no máximo um segundo em 300 mil anos.
1951 - Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobras.
1998 - Seis anos após participar de um golpe fracassado, o ex-tenente coronel Hugo Chávez é eleito presidente da Venezuela.
Aniversários

1943 - Tom Hulce Ator americano que viveu Mozart no filme "Amadeus". Hulce também emprestou sua voz a Quasímodo, o corcunda do desenho "O Corcunda de Notre Dame", da Disney.

1946 - Emílio Santiago Cantor carioca que iniciou sua carreira há 30 anos, cantando em festivais estudantis e programas de televisão.

1948 - Keke Rosberg : Piloto automobilístico de F-1 de 1978 a 1986

1946 - Emílio Santiago, Emílio Sant´Anna Santiago (Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1946) é um cantor brasileiro.
1996 - João do Vale, João Batista do Vale, mais conhecido como João do Vale (Pedreiras, 11 de outubro de 1934 — São Luís, 6 de dezembro de 1996), foi um músico, cantor e compositor maranhense.
Poeta do povo
Semianalfabeto, cantou a beleza e o sofrimento de sua gente. Maranhense universal, faz parte da santíssima trindade da música nordestina.
Vídeo João do vale - Carcará, participação de Chico Buarque de Holanda.
Jackson do Pandeiro e João do Vale - Canto da Ema(Alventino Cavalcanti/João do Vale/D´aires Viana)


Escrito por mnegocio às 09h53
[] [envie esta mensagem
] []





2012,quarta-feira,5.dezembro   lua cheia
Dia Internacional do Voluntariado
O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para, com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral. Reconhecendo que o trabalho voluntário representa, hoje um dos instrumentos básicos de participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de atividade a Lei n.° 71/98, de 3 de Novembro, estabeleceu as bases do enquadramento jurídico do voluntariado.
Em 1985, a Assembléia Geral das Nações Unidas escolheu o dia 5 de dezembro como a data oficial para a celebração do trabalho voluntário. Desde então, centenas de países aderiram à data para celebrar o esforço voluntário e suas conquistas.
Nesta data, em todos os cantos do planeta, em vilarejos e metrópoles, igrejas e associações de bairros, em escolas particulares e públicas, em praças e teatros, milhões de pessoas, instituições e organizações, empresas, governos estão desenvolvendo ações e eventos para homenagear os voluntários, que trabalham pela paz e pela melhoria da qualidade no planeta.
Há quatro anos o Brasil une-se oficialmente à celebração mundial do voluntariado. Como tem feito desde a sua criação, todo 5 de Dezembro o Programa Voluntários faz questão de enaltecer todos aqueles que dedicam parte de seu tempo, trabalho e talento para colaborar com a melhoria do lugar em que vivem.
É impressionante o aumento do reconhecimento do valor da ação voluntária. E, a cada ano, os Centros de Voluntários intensificam a programação para essas celebrações. São atividades as mais variadas possíveis, nos mais diversos lugares. As opções são tantas quantas forem as possibilidades de ações voluntárias que pudermos imaginar. Basta usar a criatividade.
Alguns exemplos de ações que são realizadas no dia 5, no Brasil e no Mundo.
Atividades em parques públicos e escolas e hospitais, reuniões de confraternização entre voluntários e entidades, concertos, shows de música, espetáculos de teatro, exibição de filmes e lançamento de livros, exposições de fotos e publicações e mostras de iniciativas cidadãs
Fonte: CEDI Camara dos Deputados
Mais:
Cruz Vermelha Brasileira
A Cruz Vermelha Brasileira, fundada em 5 de dezembro de 1908, tem sua sede no estado do Rio de Janeiro.
É uma sociedade de socorro voluntário, civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica.
A Cruz Vermelha Brasileira possui atualmente 50 filiais, sendo 17 estaduais e 33 municipais, que, apesar de desenvolverem algumas atividades similares, adaptadas aos diferentes contextos regionais, seguem a mesma diretriz, cujo objetivo é prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, nível social, religião e opinião política.
A missão da Cruz Vermelha Brasileira compreende:
I – agir, em caso de guerra, e preparar-se, na paz, para atuar em todos os setores abrangidos pelas Convenções de Genebra e em favor de todas as vítimas de guerra, tanto civis como militares;
II – contribuir para a melhoria de saúde, a prevenção de doenças e o alívio do sofrimento, através de programas de treinamento e de serviços que beneficiem à comunidade, adaptados às necessidades de peculiaridades nacionais e regionais, podendo também, para isso, criar e manter cursos regulares, profissionalizantes e de nível superior;
III – organizar, dentro do plano nacional, serviços de socorro de emergência às vítimas de calamidade, seja qual for sua causa;
IV – recrutar, treinar e aplicar o pessoal necessário às finalidades da instituição;
V – incentivar a participação da comunidade em geral, especialmente crianças e jovens, nas atividades da instituição;
VI – divulgar os princípios humanitários da Cruz Vermelha a fim de desenvolver na população os ideais de paz, respeito mútuo e compreensão entre todos os homens e todos os povos.
Dia Nacional da Pastoral da Criança
Voluntário
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.
Dia Internacional do Voluntário
Um pouco de história:
A Pastoral da Criança nasceu oficialmente no município paranaense de Florestópolis, em 1983, pelas mãos da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, com o propósito de combater a desnutrição e a mortalidade infantil no País.
À época, Florestópolis apresentava um índice alarmante de mortalidade infantil. Para cada mil crianças nascidas vivas, 127 morriam por fatores ligados a doenças e à desnutrição. Em um ano, a taxa caiu para 28 mortes.
Em 1982, o cardeal e irmão de Zilda Arns, dom Paulo Evaristo Arns, recebeu a sugestão do diretor executivo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), James Grant, de criar no Brasil um serviço de combate à pobreza. No ano seguinte, a proposta foi levada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que incumbiu o desenvolvimento do projeto ao então arcebispo de Londrina, dom Geraldo Magella Agnelo, e à própria Zilda Arns.
Um dos melhores exemplos da força do voluntariado é a Pastoral da Criança. São mais de 150 mil voluntários (90% deles mulheres) em todo o Brasil, atuando em mais de 3 mil municípios brasileiros e beneficiando 1,5 milhão de crianças com até 6 anos de idade, que pertencem a mais de 1 milhão de famílias pobres, através de visita e orientação dos voluntários. Além do trabalho com as crianças, a Pastoral desenvolve um programa de alfabetização dos pais, já tendo alfabetizado mais de 4 mil pessoas. Os voluntários promovem, com as famílias carentes, mais de 32 mil reuniões a cada mês. Cada voluntário atende, em média, de 10 a 15 famílias mensalmente. 6.500 equipes de coordenadores capacitados fazem o acompanhamento dos voluntários. Eles são capacitados na função de multiplicador de informações e de solidariedade humana.
A Pastoral consegue resultados muito efetivos, de grande impacto social, utilizando métodos muito simples. Por causa disso, já se espalhou pelo mundo. Hoje, ela está presente em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Paraguai, Venezuela, Peru, Equador, Argentina e Chile. Todo esse trabalho começou, e é coordenado até hoje, pela Dra. Zilda Arns Neumann. Médica pediatra e sanitarista, ela observava que as crianças voltavam periodicamente com o mesmo problema de saúde, principalmente ocasionados por falta de informação e desamparo. A idéia dela era tratar não apenas a doença mas a pessoa, trabalhando a auto estima, oferecendo instrução e solidariedade. Ela já havia implantado um projeto de Reidratação Oral (utilização do soro caseiro) em todo o Paraná com ótimos resultados. Assim, com o apoio do UNICEF e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi criado um projeto-piloto em 1983 em Florestópolis, PR, que foi o início de todo o trabalho multiplicado durante todos esses anos. Como resultado desse trabalho, a Pastoral da Criança conseguiu diminuir o índice de mortalidade infantil, a desnutrição e o analfabetismo. Além disso, recebeu muitos prêmios, inclusive uma indicação para o Prêmio Nobel da Paz.


Escrito por mnegocio às 09h52
[] [envie esta mensagem
] []





Dia 05 de dezembro na História
1492 - Na sua primeira viagem ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo descobre a ilha de Quisqueya.
1757 - Na Guerra dos sete anos, a batalha de Leuthen é ganha por Federico II, o Grande, para os austríacos.
1791 - Morre em Viena o compositor Wolfgang Amadeo Mozart. Ele é enterrado em uma vala comum, devido a sua pobreza, sem lápide ou marca que o identifique.
1812 - Napoleão Bonaparte abandona seu exército em difíceis condições na Rússia e retorna a Paris.
1889 - Dom Pedro II e sua familia chegam a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.
1901 - Walt Disney,
Walter Elias Disney (Chicago, 5 de dezembro de 1901 — Los Angeles, 15 de dezembro de 1966) foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company.[1]
O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward" (português - "Continue seguindo em frente").[2]
Disney e seu Oscar especial: os Sete Anões.
Disney e seu Oscar especial: os Sete Anões.
Nasce Walter Elias Disney, desenhista e empresário norte-americano.
Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. Além disso, Walt Disney é a pessoa que mais prêmios Oscar ganhou em todos os tempos.
Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Disney
1908 - É fundada a Cruz Vermelha Brasileira.
1926 - Morre o pintor francês Claude Monet, criador do Impressionismo.
Rising Sun
File:Claude Monet, Impression, soleil levant, 1872.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Claude_Monet,_Impression,_soleil_levant,_1872.jpg
1933 - A Lei Seca acaba nos Estados Unidos. Adotada em 1920 pelo Congresso, ela proibia a fabricação e a comercialização de bebidas alcoólicas, mas fez crescer o crime organizado que a distribuía.
1946 - Nova York é eleita sede permanente das Nações Unidas.
1946 -
Carreras - Rio
Nasce Josep Carreras Coll, em Barcelona, é um cantor lírico catalão. Mais conhecido pela versão castelhana de seu nome, José, Carreras é um dos célebres  Três Tenores, junto com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti.
Símbolo da Campanha
Clique e ajude
O Tenor José Carreras após curar-se de leucemia, criou em 14 de julho de 1988, em Barcelona, a Fundação Internacional José Carreras para a Luta contra a Leucemia, da qual é o Presidente. É uma Fundação assistencial e científica com o objetivo de buscar a cura da Leucemia através de pesquisas; bolsas de estudos para projetos científicos e formação de profissionais; doações para hospitais,  ajuda na introdução de tecnologia mais avançada e cadastrar doadores de medula óssea  ao REDMO - Registro de Doadores de Medula Óssea-Espanha...
Aniversários

1443 - Papa Julio II Papa (1503 a 1513) protetor das artes

1890 - Fritz Lang Diretor, roteirista, produtor e ator cinematográfico

1897 - Sonny Boy Williamson Músico (harmônica) bluesman e compositor

1901 - Walt Disney Desenhista e cineasta cria MICKEY MOUSE (1927), DONALD DUCK (PATO DONALD) em 1932 e torna-se o "Pai dos Desenhos Animados";

1901 - Werner Heisenberg Físico, estudou a teoria científica das partículas elementares

1905 - Otto Preminger Diretor cinematográfico

1946 - José Carreras Cantor lírico; tenor

1973 - Danielle Winits atriz e modelo brasileira

Maceió - ALAGOAS
A capital do Estado de Alagoas está fazendo 186 anos. Considerada uma das mais badaladas cidades turísticas do Brasil, Maceió foi fundada em 5 de dezembro de 1815 e faz parte da rota de turistas brasileiros e estrangeiros quando visitam o Nordeste. Saiba mais sobre a cidade nos textos que o IBGE teen preparou especialmente para homenageá-la no dia em que faz aniversário.
Praia de Ponta Verde
Maceió(AL)
Maçayó ou Maçaio-k
Fundada em 05 de dezembro de 1815
Veja tudo sobre a cidade:


Escrito por mnegocio às 09h50
[] [envie esta mensagem
] []





2012.terça-feira,4.dezembro
 lua cheia
1ª Semana do Advento:
A palavra "advento" significa literalmente "vinda, chegada". O período do Advento abrange os quatro últimos domingos antes do Natal, que dão início ao chamado ano litúrgico.  Naturalmente trata-se apenas de uma tradição eclesiástica. Além disso, sabemos que o nascimento de Jesus não ocorreu no dia 25 de dezembro. Na verdade, a comemoração do Natal passou a ser algo rotineiro, destituído do verdadeiro significado, e é cada vez mais comercial.
Quando o ano está chegando ao fim, começa o tempo de expectativa para a comemoração da primeira vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas não devemos esquecer que também quanto ao Plano de Salvação encontramo-nos no tempo do Advento, atualmente mais do que nunca! Estamos hoje no período em que rumamos claramente em direção ao dia da segunda vinda do Senhor. Bem-aventurados aqueles que vivem conscientemente também neste tempo de Advento do Plano de Salvação, pois o Senhor diz deles: "Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá" (Lc 12.37). Que palavras grandiosas!
Afinal, o que faz com que o tempo de Advento seja tão especial? Há nele três coisas importantes:
– o tempo da alegria antecipada
– o tempo da espera
– o tempo da preparação
Santa Bárbara
Santa Bárbara, Padroeira dos Fundidores
Filha de pais pagãos, Bárbara aprendeu a amar a Deus observando a natureza, o céu, o sol, as estrelas e todas as maravilhas da terra.
Bárbara nasceu na Nicomédia, Bitínia, atual Turquia. Num lar pagão, desde pequena participava dos cultos e homenagens aos deuses. A menina cresceu bela e inteligente e aprendeu os valores cristãos a ponto de apegar-se a eles com toda a força da alma. Assim, instruída no cristianismo às escondidas, recebeu o batismo.
Mas chegou o dia em que seu pai tomou conhecimento disso. A princípio, tentou persuadi-la a voltar aos valores pagãos com argúcia e artimanhas. O tempo foi passando e nada de Bárbara render-se. As pressões sobre ela aumentaram e a sua desobediência também. Até que, um dia, o pai a agrediu fisicamente, com castigos severos. Bárbara resolveu fugir de suas mãos e escondeu-se numa gruta.
Foi encontrada por dois pastores e entregue ao pai, que a maltratou, novamente, de maneira terrível. Estava apenas começando o seu sofrimento e martírio. Nada conseguindo, o pai a entregou ao governador romano Marciano.
Impressionado com a beleza da jovem, o governante, a princípio, evitou maltratá-la. Tentou a tática da conquista, não somente para sua religião como também para si. Nada conseguiu e a jovem começou a ser flagelada sadicamente, várias horas seguidas, durante dias inteiros. Conta-se que jamais se ouviu uma queixa ou lamento.
Segundo a tradição, Bárbara era confortada e tratada à noite por um anjo, de tal modo que no dia seguinte se apresentava a Marciano como se nada lhe tivesse acontecido durante o dia anterior. Tanto foi seu sofrimento que uma outra jovem cristã se ofereceu para tomar o seu lugar. Tinha vinte anos de idade e seu nome era Emiliana. Não conseguiu substituí-la, sendo depois morta no mesmo dia que ela.
Nessa ocasião, foi seu próprio pai que lhe serviu de carrasco. O golpe da espada paterna fez rolar sua cabeça e nesse instante foi fulminado por um raio que caiu sobre ele. Tudo isso transcorreu no século III.
Por isso, até hoje, santa Bárbara é invocada a proteger seus devotos durante as grandes tempestades de raios e trovões. A cristandade do mundo todo a homenageia com a escolha do nome no batismo, também emprestado para várias cidades que a têm como padroeira. A sua tradicional festa acontece no dia 4 de dezembro.


Escrito por mnegocio às 10h41
[] [envie esta mensagem
] []





Dia Mundial da Propaganda e do Publicitário
Em 4 de dezembro de 1936, foi realizado o 1° Congresso Sul-Americano de Propaganda. O evento, que aconteceu em Buenos Aires, Argentina, contou com a participação de cinco países, inclusive o Brasil. A partir de então, comemora-se nessa data o Dia Pan-Americano da Propaganda. Nos anos 1970, passou a ser chamado de Dia Mundial da Propaganda.
A carreira de publicidade é associada à criatividade, a comerciais milionários, ao glamour e a muito dinheiro. Em termos, isso não deixa de ser verdade -ainda que para poucos. O mundo encantado da propaganda esconde, porém, muitos outros segredos, que passam longe do olhar desatento da maioria dos candidatos a uma vaga nas boas faculdades do ramo. A área de criação, de maior status e a mais divulgada na mídia, é só um lado da profissão. É também uma das mais competitivas e que exige mais dedicação pessoal.
O mais antigo anúncio brasileiro de que se tem notícia, publicado na Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, dizia:
Quem quiser comprar uma morada de casas e sobrados, com frente para Santa Rita, fale com Dona Ana Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas, ou com Capitão Francisco Pereira de Mesquita, que tem ordem para as vender.
Por mais que tenha virado lugar-comum dizer que a propaganda é a alma do negocio, isso é a mais pura verdade. Não são só os donos de empreendimentos que se preocupam com a propaganda, até Hitler conseguiu perceber sua importância. Hoje, os políticos e até mesmo os governos em seus vários níveis investem na publicidade. As técnicas da propaganda são variadas, mas hoje em dia, é comum associar o produto vendido à estilos de vida e à pessoas famosas. O mundo estritamente comercial em que vivemos permite que a pessoa seja o que ela tem: o carro que ela tem, assim como as roupas e o tênis que usa, indicam que ela é e isso é bastante aproveitado pela indústria do marketing. Além da técnica, muito da sua estrutura e da forma da propaganda dependem de regras estabelecidas pela experiência acumulada através dos anos, num saber-fazer que conduz e orienta sobre quando e como agir para se obter os efeitos desejados. Políticos são muito preocupados hoje em dia com o seu marketing pessoal. A imagem do marketeiro político é cada dia mais presente em eleições. É sua responsabilidade gerenciar a figura pública dos políticos, a imagem de “bom pai”, de alguém muito envolvido com a família e preocupado com o povo. E a propaganda dos políticos nem sempre é explícita. Aparecer fazendo política em algum telejornal de grande audiência pode ser um Às escondido na manga.
A profissão
A profissão foi regulamentada em 18 de junho de 1965 e para fiscalizar seu exercício foi criado o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária - CONAR - em 1980. o CONAR é uma organização não-governamental constituída por publicitários e profissionais de outras áreas, que visa impedir a propaganda enganosa ou abusiva e promover a liberdade de expressão publicitária. Hoje em dia, a propaganda não é mais considerada despesa e sim investimento. Campanhas publicitárias são o canal direto de comunicação entre o produto e o consumidor. Para que a propaganda atinja a excelência, o publicitário deve fazer uma ampla pesquisa sobre o tipo de consumidor que compraria o produto para melhor direcionar a campanha. E em se tratando de produto, entenda-se serviços, empresas e até mesmo pessoas.O publicitário constrói a imagem do artigo e depois disso, cria anúncios para toda espécie de mídia – impressa e eletrônica - , folhetos e banners, ações de merchandising e compra espaço na mídia. Para tantas ações simultâneas, é imprescindível que, além de conhecimento teórico, o publicitário tenha muita criatividade.
(UFGNet)
Propaganda(reclame) antiga(o) e atualíssima(o)
É uma brasa. Mora!
Um publicitário criou o nome de um campeão de audiência na década de 1960. Ele tirou de uma frase do líder russo Vladimir Lênin (1870-1924) a expressão "jovem guarda", que batizou também o movimento musical liderado por Roberto, Erasmo e Wanderléa. Ideia de Carlito Maia (1924-2002).
Junto com João Carlos Magaldi (1927-1996) e Carlos Prósperi (1930-2003), Carlito fundou a Magaldi, Maia & Prósperi. A agência passou a cuidar da imagem do trio principal do programa. Criou as marcas Calhambeque, Tremendão (Erasmo Carlos) e Ternurinha (Wanderléa) para uma série de produtos – roupas, acessórios e bonecos.
O programa Jovem Guarda ficou pouco mais de três anos no ar. Estreou num domingo, em setembro de 1965, na TV Record. Chegou a alcançar 3 milhões de espectadores só em São Paulo. Guitarras elétricas e música "jovem", a versão brasileira do rock. Outros nomes ficaram famosos: Jerry Adriani, Eduardo Araújo, Martinha, Ed Wilson, Wanderlei Cardoso, Leno e Lilian, Os Incríveis.
A turma do iê-iê-iê virou mania nacional. Explodiram sucessos como Quero que Vá Tudo Para o Inferno, Festa de Arromba, Calhambeque, Prova de Fogo, É Proibido Fumar, Vem Quente que Estou Fervendo. A maior parte das letras era ingênua, descontraída, recatada.
Gestos e gírias usados pelos artistas foram imitados em todo o País. Broto, carango, legal, papo firme, lelé da cuca, barra limpa e a clássica: É uma brasa. Mora?
Dia do Perito
Perito criminal
Perito criminal
Perito Criminal da Polícia do Exército dos EUA em local de crime
A Justiça brasileira vem, a cada dia, recebendo um número crescente de processos que necessitam de análise jurídica sobre os mais diversos aspectos.
Nessa infindável variedade de assuntos, cada vez mais se torna necessária a interferência da perícia, no sentido de subsidiar o Magistrado e as partes envolvidas, com análises científicas consistentes e esclarecedoras, a fim de que os profissionais do Direito tenham todas as informações técnicas possíveis para as suas respectivas avaliações jurídicas.
Diante de todo esse quadro de expectativa de demanda, a perícia ainda é pouco explorada na sua plenitude de possibilidades. Em tese, praticamente para todas as demandas judiciais caberia algum tipo de exame pericial, no entanto, devido a uma série de fatores, tais recursos técnicos são pouco utilizados.
O Sistema Judiciário no Brasil, na sua grande maioria, sempre trabalhou e trabalha até hoje, muito mais com a prova subjetiva ou circunstancial do que com a prova pericial. Nós que vivemos o dia-a-dia da perícia no Brasil, podemos observar que ainda não há uma tradição dos nossos Advogados em recomendar ou contratar serviços periciais de forma rotineira.
Um dos fatores mais significativos dessa tendência pela prova subjetiva, é a dificuldade que os Advogados e Magistrados encontram na busca de profissionais especializados em todo o Brasil para realizarem os mais diversos tipos de exames periciais.
Essa dificuldade está baseada principalmente na inexistência de um cadastro de peritos em cada Unidade da Federação que possa subsidiar os profissionais do Direito, na busca do perito com a especialização adequada ao tipo de exame que ele esteja necessitando.
Um perito criminal oficial destingue quando o crime é: comissivo – resulta de um ação do criminoso; culposo – aquele que resultou de ato de imprudência, negligência ou imperícia do agente; de lesa-majestade: crime contra o rei ou membro da família real, ou o poder soberano de um Estado; de lesa-pátria ou de leso-patriotismo: crime contra a Pátria; lesa-razão: crime contra a razão (usa-se ainda crime de lesa–gramática, crime de lesa–poesia etc.) – de responsabilidade: o que é cometido por funcionário público (acepção penal), com abuso de poder ou violação de dever inerente ao seu cargo, emprego ou função; doloso – aquele em que o criminoso quis o resultado antijurídico ou assumiu o risco de produzi-lo; formal – aquele que se consuma independente do resultado que possa produzir; omissivo – aquele que resulta de uma omissão do criminoso; preterdoloso – aquele em que a vontade do criminoso dirigida na prática de um crime menos grave, foi superada por um resultado mais grave, imputável a título de culpa, de forma a estabelecer uma causalidade psíquica complexa por dolo no antecedente e culpa no conseqüente (crime preterintencional).
Para exercer sua profissão é necessário que o Perito Criminal conheça as normas obrigatórias que disciplinam as relações dos homens em sociedade – jurisprudência; a forma pela qual se devem fazer valer os direitos e as leis reguladoras dos atos judiciários.
Fonte: CEDI Camâra dos Deputados
Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008
Institui o dia 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Criminal.
O Presidente da República Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º É instituído o Dia Nacional do Perito Criminal, a ser celebrado anualmente no dia 4 de dezembro.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 15 de abril de 2008; 187º da Independência e 120º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
DOU de 16.4.2008.
Mais:


Escrito por mnegocio às 10h39
[] [envie esta mensagem
] []





Dia do Pedicuro
File:Pedicure 1.jpg
Especialista que trata das afecções epidérmicas do pé, extirpação de calos e desencravamento de unhas.
O manicuro (no gênero feminino manicura; é comum o uso da forma que imita a grafia francesa manucure, "manicure") é um profissional, normalmente do sexo feminino, especializado no tratamento das unhas das mãos e dos pés.
A manicure é um tratamento cosmético para a beleza das unhas e mãos realizados em casa ou em um salão de beleza. Um tratamento manicure não é apenas um tratamento para as unhas naturais, mas também para as mãos. A manicure consiste da apresentação, a modelagem da borda livre, tratamentos, massagem da mão e da aplicação do esmalte. Há também serviços de manicure que são as especialidades para as mãos e pés. Para as mãos, na embebição de uma substância de amolecimento e a aplicação de uma loção é uma especialidade comum. Quando aplicado às unhas dos pés, este tratamento é referido como um pedicure. A palavra "manicure" deriva do latim: manus para "mão", cura para o "cuidado".
Outros tratamentos para unhas podem incluir a aplicação de unhas artificiais dicas, acrílicos ou géis de unhas artificiais. Algumas manicures podem incluir a pintura de imagens ou desenhos nas unhas ou aplicar decalques pequenas ou joias de imitação. Em muitas áreas, manicures são licenciados e siga regulamento. Uma vez que a pele é manipulada e às vezes é cortada, há um certo risco de contágio quando as ferramentas são usadas em muitas pessoas e, portanto, o saneamento é um problema sério. Atualmente, a manicure não é apenas para um benefício estético. Mais ênfase é agora dada à correta preparação da unha, como removendo a cutícula e aplicando uma variedade de cremes e óleos, a fim de manter um equilíbrio saudável de óleos e em torno do leito da unha.
Dia do Orientador Escolar(Educacional)
Dia do Orientador Educacional
A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta, visando ao seu encaminhamento vocacional. Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia e deve ter formação superior em Pedagogia.
Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis. Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando." Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. Para Clice Capelossi Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo, "qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais". O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.
Se você se interessa em seguir essa carreira, saiba que é preciso ter curso superior de Pedagogia ou pós-graduação em Orientação Educacional. O que ele faz:
Contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno.
Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.
Trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles.
Ouve, dialoga e dá orientações.
O Papel do Orientador Educacional na Escola
Dia do Fundidor
O processo de fundição é definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fusão, consequente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação.
Os métodos de fundição são muito antigos, sua importância é fundamental para o crescimento tecnológico desde os primórdios da humanidade. Seu aperfeiçoamento é contínuo, partindo desde pequenas peças fundidas artesanalmente às técnicas de siderurgia.


Escrito por mnegocio às 10h35
[] [envie esta mensagem
] []





Dia 04 de dezembro na História
1154 - Eleito o único papa inglês na história. Nicolas Breakspear é coroado Papa Adriano IV.
1586 - A rainha Isabel I confirma a sentença de morte de Maria Estuardo.
1642 - Morre o cardeal Richelieu, primeiro-ministro da França. Ele é substituído pelo cardeal Jules Mazarin.
1791 - É publicado na Inglaterra o Britain's Observer, o primeiro jornal de domingo do mundo.
1810 - Decreto de Dom João cria, no Rio de Janeiro, a Academia Real Militar, atualmente chamada de Academia Militar das Agulhas Negras.
1816 - James Monroe é eleito quinto presidente dos Estados Unidos. É a primeira vez que um senador é eleito para o cargo.
1829 - Na Índia, autoridades britânicas proíbem a prática do suttee, que é a auto-incineração da viúva na pira funerária do marido.
1845 - O presidente paraguaio Carlos Antônio Lopez e o governador da província de Corrientes declaram guerra ao ditador Juan Manuel de Rosas.
1888 - O inventor norte-americano George Eastman registra a câmera Kodak.
1915 - Nos Estados Unidos, o Estado sulista da Geórgia reconhece a organização violentamente racista Ku Klux Klan.
1917 - A Finlândia declara sua independência da Rússia.
1920 - A Argentina é retirada da liga das Nações.
1934 - Na União Soviética, 66 pessoas são executadas em razão do assassinato de Kirov, homem de confiança de Joseph Stalin.
1942 - Os Estados Unidos atacam a Itália pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial.
1953 - Estréia mundial do filme Viva Zapata, de Elia Kazan.
1965 - É lançada a nave Gemini 7, com dois astronautas a bordo.
1972 - O presidente de Honduras, Ramon Cruz, é deposto num golpe de estado liderado pelo general Oswaldo Lopes Arellano.
1974 - Um avião comercial holandês explode e mata os 191 ocupantes.
1980 - O primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, morre em um acidente aéreo em Lisboa.
1982 - A República Popular da China adota nova Constituição, que estabelece uma ditadura do proletariado.
1984 - Um atirador mata um diplomata jordaniano em Bucareste, Romênia.
1984 - Morre John Rock, cientista norte-americano que descobriu a pílula anticoncepcional feminina.
1987 - A Igreja Católica no Haiti diz que não vai cumprir um pedido feito pelo governo para designar um novo membro ao Conselho Eleitoral Provisional.
1991 - O jornalista norte-americano Terry Anderson é libertado pelos seus seqüestradores muçulmanos, no Líbano, após sete anos preso.
1993 - Morre o músico Frank Zappa.
1995 - Tropas da Otan chegam a Sarajevo para garantir um acordo de paz que coloque um fim a quatro anos de guerra na antiga Iugoslávia.
1996 - É lançada uma sonda à Marte, levando um veículo para buscar informações na superfície do planeta.
1998 - O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica bate recorde, chegando a 13 milhões de quilômetros quadrados.
Aniversariantes

1891 - Buck Jones Ator e "cowboy" cinematográfico

1892 - Francisco Franco Militar e Ditador (1939) por quase 4 décadas, libera a rebelião militar a partir de Marrocos

1905 - Garrastazu Médici 22* Presidente (30 de outubro de 1969 a 15 de março de 1974), eleito pelo Congresso

1949 - Jeff Bridges Ator cinematográfico

1957 - Raul Boesel Piloto automobilístico

1965 - Luma de Oliveira modelo e atriz brasileira.

1891 - Buck Jones, nome artístico de Charles Frederick Gebhart, (Vincennes, Indiana, 04 de dezembro de 1891 - Boston, Massachusetts, 30 de novembro de 1942) foi um ator estadunidense, conhecido pelos seus papéis de cowboy em inúmeros faroestes desde os tempos do cinema mudo
Vídeos
Buck Jones - Serial trailer The Red Rider(1934)
Buck Jones & His Rhythm Riders - Crazy Chicken Boogie


Escrito por mnegocio às 10h21
[] [envie esta mensagem
] []





2012,segunda-feira,3,novembro lua cheia
Dia de São Francisco Xavier
“Vinde a mim vós todos que estais cansados e eu vos aliviarei ” (Mt 11,28).
A Igreja sempre se apoiou nos missionários para sua expansão no decorrer dos séculos. Primeiro foram os apóstolos que se espalharam pelo mundo após a ressurreição de Jesus. Durante o período do descobrimento, entre os séculos XV e XVI, o cristianismo encontrou nos missionários da Companhia de Jesus, os jesuítas, a forma de iniciar a evangelização nas Américas e no Oriente: Índia, Japão e China.
Francisco Xavier, considerado o maior dos missionários jesuítas, foi o fundador dessas missões no Oriente. Nasceu no reino de Navarra, Espanha, em 7 de abril de 1506. Era filho de uma família nobre, que havia projetado para ele um futuro de glória e riqueza no mundo, matriculando-o, com dezoito anos, na Universidade de Paris. Mas não foi no campo terreno que ele se sobressaiu e sim no espiritual. Francisco formou-se em filosofia e lecionava na mesma universidade, onde conheceu um aluno bem mais velho e de idéias objetivas e tudo mudou. Tratava-se do futuro santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas.
Loyola sonhava formar uma companhia de apóstolos para a defesa e propagação do cristianismo no mundo. Viu em Francisco alguém capaz de ajudá-lo na empreitada e tentou conquistá-lo para a causa. Tarefa que se revelou nada fácil, por causa do orgulho e da ambição que Xavier tinha, projetadas em si por sua família. Loyola, enfim, convenceu-o com uma frase que lhe tocou a alma: "De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma?" (Mc 8, 36). Francisco tomou-a como lema e nunca mais a abandonou, nem ao seu autor, Jesus Cristo.
Os papéis se inverteram e Inácio passou a ser mestre de seu professor, ensinando-lhe o difícil caminho da humildade e dos exercícios espirituais. Francisco, por fim, se retirou por quarenta dias na solidão, preparando-se para receber a ordenação sacerdotal. Celebrou sua primeira missa com trinta e um anos e se tornou co-fundador da Companhia de Jesus. Passou, então, a cuidar dos doentes leprosos, doença de então, segregados pela sociedade. Com outros companheiros, fixou-se, em 1537, em Veneza, onde recolhia das ruas e tratava aqueles a quem ninguém tinha coragem de recolher.
Foi então que D. João III, rei de Portugal, pediu a Inácio de Loyola para organizar um grupo de sacerdotes que acompanhassem as expedições ao Oriente e depois evangelizassem as Índias. O grupo estava pronto e treinado quando um dos missionários adoeceu e Francisco Xavier decidiu tomar o seu lugar. O navio, com novecentos passageiros, entre eles Francisco Xavier, partiu de Lisboa com destino às Índias. Foi o início de uma viagem perigosíssima e cheia de transtornos, que demorou praticamente um ano. Durante todo esse tempo, Francisco trabalhou em todos os serviços mais humildes do navio. Era auxiliar de cozinha, faxineiro e enfermeiro. Finalmente, chegaram ao porto de Goa.
Desde então, Francisco Xavier realizou uma das missões mais árduas da Igreja Católica. Ia de aldeia em aldeia, evangelizava os nativos, batizava as crianças e os adultos. Reunia as aldeias em grupos, fundava comunidades eclesiais e deixava outro sacerdote para tocar a obra, enquanto investia em novas frentes apostólicas noutra região. Acabou saindo das Índias para pregar no Japão, além de ter feito algumas incursões clandestinas na China.
Numa delas, na ilha de Sacian, adoeceu e uma febre persistente o debilitou, levando-o à morte, em 3 de dezembro de 1552, com apenas quarenta e seis anos de idade. A Igreja o beatificou em 1619, canonizando-o em 1622. Celebrado no dia de sua morte, como exemplo do missionário moderno, são Francisco Xavier foi, com toda justiça, proclamado pela Igreja patrono das missões, e pelo trabalho tão significativo recebeu o apelido de "são Paulo do Oriente".


Escrito por mnegocio às 10h02
[] [envie esta mensagem
] []





Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física
Dia Internacional do Deficiente Físico
Foto: Agência
Felix Slamovics mostra que não há limites para o esporte e, em cinco horas, escala prédio em Tel Aviv
A vida para uma pessoa portadora de deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer problema físico, o dia-a-dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover. São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências - de ordem social, política, econômica e cultural e não só os do cotidiano - distanciando-os bastante de conseguirem chegar ao ideal pretendido pelas Nações Unidas de "Participação Plena e Igualdade". Isto porque o ponto crucial da questão estaria na relação entre o indivíduo e uma sociedade com padrões definidos, que alimenta a separação, ao tratar de forma inadequada os limites e as diferenças do outro. A anomalia se instala, quando não é dado um mínimo de condição às pessoas portadoras de deficiência de exercer o convívio em comunidade, incluindo aí aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como educação, trabalho, habitação, segurança econômica, pessoal etc. 
Bom ressaltar que as pessoas portadoras de deficiência reivindicam a eliminação dos impedimentos a uma vida normal - o simples ir e vir, por exemplo - da mesma maneira que não esperam nenhum tipo de paternalismo ou piedade. Esta via de conduta, inclusive, seria para eles algo ruim, uma vez que enfatiza o preconceito e estimula a exclusão, ao invés de inseri-los no meio social. Acabam sendo tratados, assim, como um problema e não como cidadãos que possuem seu potencial criativo ou de produção. Dia 3 de dezembro, as pessoas portadoras de deficiência física só desejam uma coisa de nós, sociedade: oportunidades e tratamento iguais.
Confira algumas informações sobre o assunto nas páginas abaixo e aproveite para visitar o Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física
XXI Maratona Internacional de Porto Alegre - 30/05/2004
Campeão: ALTEMIR LUIS DE OLIVEIRA
Existem muitas espécies de deficiências, algumas delas estão ligadas à má formação do cérebro no período pré, peri ou pós-natal por algum motivo qualquer, isso é, no período em que as células nervosas estavam se formando, alguma situação traumática fez com que grupos de células cerebrais (neurônios) ficassem sem sangue e morressem (drogas, fumo, parto traumático, doenças, etc). Esse grupo de células mortas, no futuro não desempenhará a função correspondente.
orbita.starmedia.com/~fisiogeo/deficiencia/defic.htm

Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física

"...tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam". Rui Barbosa V ivemos num dos maiores países do mundo! O quinto em extensão territorial. É um país rico, detentor do maior ecossistema, destacando-se em todo o cenário mundial por suas matas, flora e fauna, além das riquezas minerais que o classifica como a décima economia do planeta. É um país sem guerras, sem vulcões, sem terremotos. Entretanto situa-se entre os de terceiro mundo. Como todo país em desenvolvimento, tem os seus problemas: a educação, a saúde, e muitos outros. Entre esses, está a situação das pessoas portadoras de deficiência física.

http://www.geocities.com/Athens/Academy/3135/genaura.htm

A vida para uma pessoa portadora de deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer problema físico, o dia-a-dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover. São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências - de ordem social, política, econômica e cultural e não só os do cotidiano - distanciando-os bastante de conseguirem chegar ao ideal pretendido pelas Nações Unidas de "Participação Plena e Igualdade". Isto porque o ponto crucial da questão estaria na relação entre o indivíduo e uma sociedade com padrões definidos, que alimenta a separação, ao tratar de forma inadequada os limites e as diferenças do outro. A anomalia se instala, quando não é dado um mínimo de condição às pessoas portadoras de deficiência de exercer o convívio em comunidade, incluindo aí aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como educação, trabalho, habitação, segurança econômica, pessoal etc. Bom ressaltar que as pessoas portadoras de deficiência reivindicam a eliminação dos impedimentos a uma vida normal - o simples ir e vir, por exemplo - da mesma maneira que não esperam nenhum tipo de paternalismo ou piedade. Esta via de conduta, inclusive, seria para eles algo ruim, uma vez que enfatiza o preconceito e estimula a exclusão, ao invés de inseri-los no meio social. Acabam sendo tratados, assim, como um problema e não como cidadãos que possuem seu potencial criativo ou de produção. Dia 11 de outubro, as pessoas portadoras de deficiência física só desejam uma coisa de nós, sociedade: oportunidades e tratamento iguais.
A pessoa portadora de deficiência física (PPD) é aquela que apresenta membros ou órgão com insuficiência ou ausência de função, como paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de atividades, de acordo com o decreto federal nº. 3.298, de 20/12/1999.
A lei federal nº. 7.853, de 24/10/1989, estabelece "normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência e sua efetiva integração" (art. 1º.). O artigo 2º. preceitua, no inciso I, a inclusão e a inserção da PPD no sistema educacional, tornando obrigatórios a oferta gratuita da educação especial em escolas públicas e o oferecimento de programas de educação especial em unidades hospitalares e congêneres, em que os educandos portadores de deficiência estejam internados. No inciso III , a lei preceitua o apoio governamental à formação e à orientação profissional à PPD, garantindo-lhe o acesso aos cursos regulares dirigidos à formação profissional e "o empenho do Poder Público quanto ao surgimento e à manutenção de empregos, inclusive de tempo parcial, destinados às pessoas portadoras de deficiência que não tenham acesso aos empregos comuns", para que possa ser integrada no mercado de trabalho.
É preciso que a PPD procure seus direitos e cumpra seus deveres e, como todo cidadão, lute pelo seu espaço no mercado para produzir e interagir socialmente.
O deficiente físico não é um inválido, pois é capaz de trabalhar e ter uma vida normal, dentro de suas limitações. Na sociedade, porém, ele se defronta com muitos problemas. Um deles é o preconceito, que dificulta sua inclusão. Outro problema é a falta de infra-estrutura para sua locomoção nas ruas, nos transportes públicos e nos lugares públicos. Embora haja leis que lhe garantam direitos, é preciso muito empenho por parte da PPD para que ela seja respeitada como cidadã, pelas autoridades e pela comunidade.
A vida para uma pessoa portadora de deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer problema físico, o dia-a-dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover. São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências - de ordem social, política, econômica e cultural e não só os do cotidiano - distanciando-os bastante de conseguirem chegar ao ideal pretendido pelas Nações Unidas de "Participação Plena e Igualdade". Isto porque o ponto crucial da questão estaria na relação entre o indivíduo e uma sociedade com padrões definidos, que alimenta a separação, ao tratar de forma inadequada os limites e as diferenças do outro. A anomalia se instala, quando não é dado um mínimo de condição às pessoas portadoras de deficiência de exercer o convívio em comunidade, incluindo aí aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como educação, trabalho, habitação, segurança econômica, pessoal etc. Bom ressaltar que as pessoas portadoras de deficiência reivindicam a eliminação dos impedimentos a uma vida normal - o simples ir e vir, por exemplo - da mesma maneira que não esperam nenhum tipo de paternalismo ou piedade. Esta via de conduta, inclusive, seria para eles algo ruim, uma vez que enfatiza o preconceito e estimula a exclusão, ao invés de inseri-los no meio social. Acabam sendo tratados, assim, como um problema e não como cidadãos que possuem seu potencial criativo ou de produção. Dia 3 de dezembro, as pessoas portadoras de deficiência física só desejam uma coisa de nós, sociedade: oportunidades e tratamento iguais.
Confira algumas informações sobre o assunto nas páginas abaixo e aproveite para visitar o Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física e, também o dia 11 de outubro: Dia do deficiente Físico
Tudo sobre Inclusão


Escrito por mnegocio às 09h39
[] [envie esta mensagem
] []





Dia do Casal
José e Maria
Tarcísio Meira e Glória Menezes, o casal mais famoso da TV, estão juntos desde 1962. Eles se conheceram num teste. No papel, os dois se casaram apenas em 1978, quando o filho, Tarcísio Filho, já estava com 13 anos. A primeira novela que fizeram juntos foi 2-5499 ocupado, da TV Excelsior, em 1963. Aquele era o número do telefone do Teatro Cultura Artística, em São Paulo. Em Cavalo de aço, o casal gravava uma cena num barco, em que haveria uma explosão e eles escapariam. Mas o barco alagou, afundou e o diretor, Walter Avancini, fascinado com a cena, não parou de filmar. Só chamou os bombeiros quando o casal estava quase morrendo afogado.(Guia dos Curiosos)
Como é possível manter um casamento feliz por tantos anos?
Glória - No meu caso é o prazer de estar junto. Nós nos gostamos. Acho que isso segura uma relação. Mas não pode ser nada criado. O amor existe ou não existe. Eu sou uma felizarda e acredito que o Tarcísio também seja. Afinal, o amor continua entre nós dois. Tenho prazer de olhar para ele, de acordar com ele, de trabalhar com ele.
Tarcísio - Nos respeitamos e temos as nossas individualidades. O respeito e o amor são a base de qualquer relação. (ego.globo.com)
Receita para um Casamento Duradouro:
John e Amelia Rocchio: um dos poucos casais do mundo que poderia comemorar bodas de cravo (82 anos de casados)
Leia mais:
ISSO QUE É PARCERIA
Amor de Zica devolveu o samba e a vida a Cartola
Dizem por aí que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Com Cartola, não foi diferente. Na história da Mangueira e do samba, o nome do compositor está definitivamente ligado ao de Zica, sua segunda e eterna esposa. Com a morte da primeira mulher, Cartola deixou o morro e parou de compor. Durante um longo período, ninguém soube dele. E foi quando estava no fundo do poço, no momento mais difícil da vida, que ela apareceu. Ou melhor, reapareceu.
Cunhada de Carlos Cachaça, um dos fundadores da Mangueira, dona Zica conhecia e admirava Cartola de longa data. Assim como ele, era viúva. Foi ela quem descobriu que, após alguns anos de sumiço, Cartola estava na favela da Manilha, e foi atrás dele. Quando o encontrou, o sambista estava entregue à bebida, sem dentes e vivendo de biscates depois de uma desilusão amorosa. Mesmo assim, Zica iniciou uma batalha por sua recuperação. Em 1950, foi morar com ele na Manilha. Depois o convenceu que o lugar do casal era o morro da Mangueira.
Com Zica, Cartola reencontrou o samba. Dias antes do casamento, em 1964, compôs Nós Dois, em homenagem à união: Nada mais nos interessa / Sejamos indiferentes / Só nós dois, apenas dois / Eternamente. Juntos, fundaram o Zicartola. Ela pilotava o fogão, enquanto ele comandava os infindáveis saraus. Foi ao lado de Zica que Cartola gravou seus quatro discos e compôs músicas como As Rosas Não Falam e O Sol Nascerá. A parceria marcou para sempre a história da música brasileira. Seus frutos, porém, não foram canções, mas uma vida de companheirismo e devoção.
Saiba Mais Assista no Youtube (www.youtube.com) a Cartola tocando Nós Dois para Zica. Busque por “Cartola” e “Nós Dois”.
Clara Caldeira
Almanaque Brasil
Os 10 mandamentos do Casal
Prof. Felipe Aquino
Uma equipe de psicólogos e especialistas americanos, que trabalhava em terapia conjugal, elaborou "Os Dez Mandamentos do Casal". Gostaria de analisá-los aqui, já que trazem muita sabedoria para a vida e felicidade dos casais. É mais fácil aprender com o erro dos outros do que com os próprios.
Mais:
Canção Nova/ Prof. Felipe Aquino
Do livro "Namoro" - Site da Canção Nova
www.cancaonova.com
Portal Salette - O Portal da Reconciliação
Casais Famosos:
Adão e Eva
Na teologia católica romana, Adão violou sua inocência quando teve relações sexuais com Eva. O casal foi expulso do paraíso depois de comer a maçã da árvore do conhecimento. O "pecado original" cometido pelo casal é transmitido de geração para geração.
Adolf Hitler e Eva Braün
Ditador da Alemanha e fundador no Nazismo, Hitler se casou com Eva Braün um dia antes de cometerem suicídio. A morte de Hitler pôs um fim a Segunda Guerra Mundial.
Astronauta e Ritinha
Personagens de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.
Bambam e Pedrita
Os dois bebês são personagens de Hanna-Barbera, criadores dos Flinstones.
Barney e Beth
Vizinhos de Fred e Wilma e pais de Bambam, Barney e Beth são personagens do desenho Flinstones.
Caco Antibes e Magda
Interpretado por Miguel Falabela e Marisa Orth, o casal de comediantes faz parte do programa Sai de baixo, da TV Globo.
Cascão e Maria Cascuda
Os dois não gostam de tomar banho e são personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza.
Chico Bento e Rosinha
Os namoradinhos caipiras são os personagens rurais da Turma da Mônica, de Maurício de Souza.
Clark Kent e Lois Lane
Clark é o Super-homem disfarçado de jornalista. A desconfiada Lois é sua namorada e colega de jornal.
Dirceu e Marília
Ele é um pastor de ovelhas que trocaria seu rebanho pelo amor de Marília. O nome da obra é Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.
D. Pedro I e Marquesa de Santos
O imperador brasileiro manteve um caso de 7 anos com Domitila de Castro Canto e Melo. Nas cartas que escrevia para a amada, D. Pedro assinava sempre como "O Demonão", "Fogo" e "Foguinho".
Donald e Margarida
Os patos Donald e Margarida são personagens do Clube do Mickey, da Disney.
Fred e Wilma
Formam o casal principal do desenho animado Flinstones, de Hanna-Barbera. São os pais de Pedrita.
Falcon e Susi
Anteriores à Barbie e Ken, os bonecos faziam par romântico nas brincadeiras da criançada.
Fera e Bela
Ela é linda e delicada, ele é um monstro. Os personagens do conto de fadas viraram filme da Disney.
Frei Maltus e Hilda Furacão
O religioso e a prostituta viveram uma arrebatadora paixão no romance Hilda Furacão.
Gomes e Mortícia
O casal sombrio do filme A Família Addams comanda uma família cheia de esquisitices.
Hat Butler e Scarlet O´Hara
Personagens do filme ... E o Vento Levou, que retrata a Guerra da Secessão nos Estados Unidos.
Hommer e Marge
No desenho animado, os chefes da família Simpsons têm três filhos: Bart, Lisa e Maggie.
Giuseppe e Anita Garibaldi
O revolucionário italiano lutou na Revolução Farroupilha no sul do Brasil. Anita fugiu com ele para Itália, onde participaram da batalha pela unificação do país.
John Lennon e Yoko Ono
O ex-integrante dos Beatles foi casado com a artista plástica de origem japonesa.
Júlio César e Cleópatra
O general romano viveu um romance com a rainha do Egito, considerada uma especialista na arte do amor.
Ken e Barbie
O boneco Ken é o par da boneca mais famosa do mundo.
Lampião e Maria Bonita
O casal mais famoso do cangaço brasileiro é inspiração para a literatura de cordel, no Nordeste do país.
Lancelot e Guyenivere
A rainha Guyenivere, casada com o Rei Arthur, apaixonou-se pelo fiel cavaleiro da guarda e amigo pessoal do rei.
Macunaíma e Ci
O anti-herói e a amada são personagens do romance Macunaíma de Mário de Andrade.
Mickey e Minie
Os dois ratinhos simpáticos lideram o Clube do Mickey, desenho animado criado pelo estúdio Disney.
Pateta e Clarabela
O cachorro atrapalhado e a vaquinha formam mais um casal do Clube do Mickey
Perón e Evita
A história do primeiro-casal argentino foi revivida no filme Evita, com Madonna no papel principal.
Popeye e Olívia Palito
O herói movido a espinafre está sempre tentando salvar a estridente Olívia das garras do vilão Brutus.
Príncipe e Cinderela
No conto de fadas, as agruras da menina escravizada pela madrasta termina quando o Príncipe coloca nela seu sapatinho de cristal.
Rodin e Camile Claudel
O escultor, conhecido pelas obras O Beijo e o Pensador, dividia a cama e a oficina com a também escultora Camile Claudel
http://www.youtube.com/watch?v=C_IAARr5uyc&feature=related 
http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/09/16/rodin-e-camille-claudel-por-flavio-calazans/
Tristão e Isolda
No romance de Joseph Bédier, ambientado na Idade Média, o casal vive um romance impossível, símbolo do amor cortês.
Vagabundo e Dama
O casal de cachorros ficou famoso ao dividir um fio de macarrão no cinema.
Zecão e Pipa
O narigudo e a gordinha fazem parte do turma da Tina e do Rolo, personagens de Maurício de Souza
.


Escrito por mnegocio às 09h37
[] [envie esta mensagem
] []





Dia do Manifesto Republicano
República implantada em 1889 foi resultado da modernização ocorrida no país. Essa modernização foi representada pela urbanização, pelo recebimento da "classe média", pela imigração, e pela emergência do setor cafeeiro com interesses diversos aos dos setores agrários tradicionais. A modernização aumentou a reivindicação dos setores médios por reformas sociais e políticas - criação do Partido Republicano e o movimento abolicionista são exemplos - que a classe dominante tradicional não conseguiu conduzir. 0 resultado foi o movimento republicano iniciado em 1870 e que terminou com a deposição da Monarquia em 1889.
A primeira fase da República, que vai de 15 de novembro de 1889 à posse do primeiro presidente civil Prudente de Morais em 1894, ficou conhecida como República da Espada, pelo fato do cargo de Presidente da República ter ficado nas mãos de dois militares de prestígio Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
0 governo Deodoro marcado pelo nepotismo acabou com sua renúncia e sua substituição pelo vice-presidente Floriano Peixoto cuja principal tarefa foi sufocar as revoltas nos Estados reforçando o poder presidencial. A pacificação do país e a falta de articulação impediram a continuação dos militares no poder. 0 Partido republicano Paulista indica o sucessor de Floriano Peixoto, o paulista Prudente de Morais.
Os Republicanos

No Rio de Janeiro, em 1870, a insatisfação de setores da elite com o regime monárquico levou ao aparecimento do Manifesto Republicano assinado por advogados, médicos, professores, engenheiros e funcionários públicos. Em 1873, na cidade de Itu surgiu o Partido Republicano Paulista formado por profissionais liberais e cafeicultores interessados na descentralização administrativa. Em Minas o movimento republicano teve em Juiz de Fora o seu centro irradiador. O Partido Republicano Mineiro somente se organizou em 4 de junho de 1888, sob a liderança de João Pinheiro.
Entre os novos republicanos estavam os cafeicultores paulistas que desejavam o Federalismo republicano - descentralização administrativa -no lugar da excessiva centralização da Monarquia. O federalismo daria aos Estados maior autonomia política e econômica o que favorecia principalmente os mais ricos como o caso de São Paulo grande pagador de impostos ao governo central. Os paulistas alegavam que a renda gerada no Estado era empregada em outras províncias, e em troca recebiam muito pouco deste mesmo governo. Reclamavam os paulistas que somente a arrecadação da alfândega de Santos, em três meses, era maior do que os investimentos que o governo central fazia em São Paulo em um ano.
O fim do escravismo, com o qual a Monarquia conviveu por muito tempo, representou um abalo na sua sustentação política. Os grupos escravocratas contrariados afastaram -se do trono e tomaram -se indiferentes a sua sorte. Os monarquistas mais lúcidos como Visconde de Ouro Preto tentavam em junho de 1889 neutralizar o movimento republicano propondo um conjunto de reformas como: extensão do direito de voto aos alfabetizados, autonomia provincial e municipal, liberdade de reunião, de culto e de ensino, nomeação do Presidente Provincial através de lista tríplice, casamento civil obrigatório, redução dos direitos de exportação, incentivo à imigração, leis de terras que facilitassem sua aquisição, redução dos fretes, etc. Primeiramente, o Visconde imaginou que o oficial de guarda do Ministério da Fazenda estava dormindo em serviço e mandou prendê-lo. Depois, o ministro da guerra demitiu, por desacato, o tenente-coronel João Nepomuceno, do comando da Escola Militar do Ceará. O governo também suspendeu Benjamin Constant do Cargo de professor da Escola Militar e puniu seus alunos (...) E, por fim, o 22o. Batalhão de Infantaria foi transferido para a Amazônia por ter participado das manifestações de solidariedade a Benjamin Constant.
Entre os dias 4 e 11 de novembro de 1889 vários militares entre eles Benjamin Constant, convenceram o Marechal Deodoro da Fonseca à causa republicana. Os militares levaram ao prestigiado Deodoro a notícia de que o governo pretendia reorganizar a Guarda Nacional e fortalecer a polícia do Rio para contrapor-se ao Exército. Deodoro da Fonseca até então relutante em aceitar a idéia da República, respondeu aos militares presentes em sua casa "só mesmo mudando a forma de governo". Era o sinal que os republicanos esperavam para por o movimento nas ruas.
O movimento republicano só foi possível com a ação dos militares, mas como afirma Emília Viotti, ele foi o resultado da soma de três forças: uma parcela do exército, fazendeiros do Oeste Paulista e representantes das classes medias Urbanas.
http://www.cnsl.g12.br/noticias.asp?Id=445
Dia dos Trabalhadores em Minas de Carvão
A humanidade utiliza o carvão desde o século II a.C. Embora seja o mais poluidor dos combustíveis fósseis, continua a ser explorado como fonte de energia, prejudicando a saúde de milhares de pessoas que trabalham nas minas subterrâneas, em condições precárias. Devido ao aumento de gases no ambiente de trabalho, seus pulmões são afetados, levando-as à morte precoce.
Durante séculos, o carvão foi a grande matéria-prima da economia industrial e importante fator para a organização da classe operária em sindicatos, haja vista a repercussão internacional dos movimentos de classe efetuados pelos mineiros de carvão da Rússia, da Suécia, do País de Gales, do Chile e do Brasil.
Com o advento da Revolução Industrial, em 1760, aproximadamente, houve a substituição da mão-de-obra manual pela tecnologia. Tal fato fez do carvão um combustível de uso doméstico. Em decorrência disso, os níveis de emprego reduziram-se. Hoje, os mineiros de carvão representam 0,1% da força de trabalho do mundo todo. Têm de lutar sozinhos contra a sua exploração, pois não contam com o apoio da opinião pública mundial. Continuam a expor a própria vida nesse trabalho, visto não haver opção para sua sobrevivência.
Dia do Voluntário
Dia do Selecionador de Pessoal
Aniversários

1903 - John Von Neumann Um dos maiores matemáticos da primeira metade do século XX

1904 - Roberto Marinho jornalista e empresário, dono da rede Globo, a maior emissora de Tv da América Latina e a quinta maior do mundo.

1920 - Danilo Jogador de Futebol, volante, ídolo do VASCO DA GAMA e conhecido como "Príncipe"

1921 - Tesourinha Jogador de Futebol, ponta-direita; 23 jogos pela Seleção Brasileira com 10 gols; nunca disputou uma Copa do Mundo

1930 - Jean - Luc Godard : Diretor cinematográfico vanguardista e polêmico, um dos precursores da "nouvelle- vague"

1940 - John Cale Integrante da banda Velvet Underground

1948 - Ozzy Osbourne Cantor internacional, ex vocalista do grupo Black Sabath

1949 - Mickey Thomas integrante do grupo musical Jefferson Starship

1958 - Gilberto Barros Radialista, empresário, cantor e apresentador de TV, alcança sucesso com o programa "Leão Livre", na REDE RECORD (1998

1961 - Marcelo Fromer Ex misico da banda Titãs, morto em um acidente de trânsito

1968 - Brendan Fraser ator norte americano.

1961 - Marcelo Fromer(São Paulo, 3 de dezembro de 1961 — São Paulo, 13 de junho de 2001) foi um músico brasileiro, guitarrista da banda de pop-rock Titãs, faria aniversário hoje. No dia 11 de junho de 2001, ele foi atropelado por uma moto enquanto fazia cooper numa movimentada rua de São Paulo. O motociclista fugiu sem prestar socorro. Como Marcelo estava sem documentos, foi levado ao hospital e só foi identificado horas depois, pela namorada Karen Kupfer. Morreu dois dias depois. Sua família decidiu doar seus órgãos: coração, fígado, rins e pâncreas.
Homenagem
Titãs: Epitáfio
Morte
João do Norte
Gustavo Dodt Barroso(Fortaleza, 29 de dezembro de 1888 — Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1959) foi um advogado, professor, político, contista, folclorista, cronista, ensaísta e romancista brasileiro. Foi um dos líderes nacionais da Ação Integralista Brasileira e um dos seus mais destacados ideólogos. Eleito em 8 de março de 1923 para a cadeira 19, na sucessão de Dom Silvério Gomes Pimenta, e recebido em 7 de maio de 1923, pelo acadêmico Alberto Faria.
JÁ OUVIU FALAR DE DODT BARROSO?
Gustavo Dodt Barroso, jornalista, escritor e político nasceu em Fortaleza (CE) em 29 de dezembro de 1888. Entrou para a literatura aos 23 anos, com o pseudônimo de João do Norte. O primeiro livro foi Terra de Sol, sobre a natureza e costumes do sertão cearense. Sua obra é vasta, tem 128 livros publicados sobre história, folclore, ficção, biografias, memórias, política, arqueologia, museologia, economia, crítica e ensaio, além de dicionário e poesia. Além de João do Norte também usou nomes como Nautilus, Jotanne e Cláudio França.
No jornalismo participou ativamente como redator de jornais cearenses. Em 1916 dirigiu a revista Fon-Fon. Fundador do Museu Histórico Nacional foi membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 1923. Em 1941, foi designado, juntamente com Afrânio Peixoto e Manuel Bandeira, para coordenar estudos e pesquisas sobre folclore brasileiro.
Membro de diversas academias e sociedades internacionais, morreu em 3 de dezembro de 1959, no Rio, aos 71 anos.


Escrito por mnegocio às 09h31
[] [envie esta mensagem
] []





2012,domingo,2,dezembro   lua cheia
1ª Semana do Advento: A palavra "advento" significa literalmente "vinda, chegada". O período do Advento abrange os quatro últimos domingos antes do Natal, que dão início ao chamado ano litúrgico.  Naturalmente trata-se apenas de uma tradição eclesiástica. Além disso, sabemos que o nascimento de Jesus não ocorreu no dia 25 de dezembro. Na verdade, a comemoração do Natal passou a ser algo rotineiro, destituído do verdadeiro significado, e é cada vez mais comercial.
Quando o ano está chegando ao fim, começa o tempo de expectativa para a comemoração da primeira vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas não devemos esquecer que também quanto ao Plano de Salvação encontramo-nos no tempo do Advento, atualmente mais do que nunca! Estamos hoje no período em que rumamos claramente em direção ao dia da segunda vinda do Senhor. Bem-aventurados aqueles que vivem conscientemente também neste tempo de Advento do Plano de Salvação, pois o Senhor diz deles: "Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá" (Lc 12.37). Que palavras grandiosas!
Afinal, o que faz com que o tempo de Advento seja tão especial? Há nele três coisas importantes:
– o tempo da alegria antecipada
– o tempo da espera
– o tempo da preparação
 
Dia Nacional do Samba
[creditofoto]
Donga: Pelo telefone - primeiro registro fonográfica da história do samba 
O dia do Samba, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara Aquarela do Brasil, com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil. Dentre os vários projetos musicais patrocinados pelo IPAC (Instituo do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), que administra entre outros locais, o Pelourinho, existe o Show Comemorativo do Dia do Samba. Este Show acontece todos os anos em praça pública, no Terreiro de Jesus, localizado no Pelourinho.
Dia Nacional do Samba
O samba é o gênero musical mais representativo do povo brasileiro. Sua cadência tem origem africana.
Para alguns estudiosos, a palavra "samba" vem do umbundo (semba = "dança em que os bailarinos se encontram e se separam"), língua banta falada pelos ovibundos, que habitavam a região Sul e Central de Angola. Para outros, vem do quimbundo (samba = "umbigada"), língua banta falada pelos ambundos, em Angola. Há outros que afirmam vir do quioco (samba = "brincar, cabriolar"), língua banta, falada pelos lunda-quiocos), ou vir do quicongo (samba = "dança em que os bailarinos se embatem à altura do peito"), língua banta falada pelos quicongos.
Dia Nacional do Samba
Como dança de roda, o samba surgiu em meados do século XIX. No início do século XX, surgiram variações que continuam a evoluir e a agradar a todos os gostos: samba batido, samba corrido, samba de balanço (ou sambalanço), samba de breque, samba-choro, samba de enredo (ou samba-enredo), samba de morro, samba de partido-alto (ou partido-alto), samba de quadra (ou de terreiro), samba de roda, samba no pé, samba raiado, samba-cancão.
O primeiro samba a ser gravado em disco foi "Pelo telefone", de Ernesto dos Santos, o Donga, e João Mauro de Almeida, em 1917. A partir de então, o samba tem sido gravado em todas as suas variantes, tornando-se sucesso comercial até hoje.
Dia Nacional do Samba
Roda de samba
Vídeo: Pelo telefone - Donga e Mauro de Almeida
Dia da Astronomia
Considerado o pai da Astronomia moderna, sua obra foi o alicerce no qual se apoiaram outros grandes pensadores da humanidade.
Dia Nacional da Astronomia
A Astronomia no Brasil iniciou há 171 anos, com o estabelecimento do observatório nacional pelo imperador Dom Pedro I em 1827, com o objetivo principal de manter a hora oficial para orientar a navegação, que naquela época dependia da comparação da hora marcada por um cronometro oficial no navio e a altura do Sol a partir do horizonte, que estabelece a hora local, para localizar-se no mar.
O Observatório Nacional marcava o meio-dia com um tiro de canhão, e mais tarde com o lançamento de balões. Ainda hoje o Observatório Nacional é encarregado da hora oficial brasileira, mas já há muitos anos o sinal da hora é emitido por rádio.
No início da década de 1970, com a chegada dos primeiros brasileiros, doutores em Astronomia, que haviam estudado na França, a astrofísica, que é o estudo das leis da natureza (física) utilizando o Universo como um grande laboratório, se inicia.
Com a instalação do telescópio de 1,6 metros de diâmetro (do espelho) pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ainda o maior telescópio no Brasil, no Observatório do Pico dos Dias, em Minas Gerais, a astrofísica se desenvolveu a passos largos.
Nos últimos 25 anos o número de doutores em Astronomia no Brasil cresceu de 2 para 250. Os principais centros de Astronomia do Brasil são o Instituto Astronômico e Geofísico da USP, com cerca de 50 doutores, o Observatório Nacional no Rio de Janeiro, com 30 doutores, o Departamento de Astronomia da UFRGS, com 9 doutores e o Departamento de Astronomia no INPE, em São José dos Campos, SP, com 11 doutores.
Existem grupos de Astronomia na Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Observatório do Valongo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade Federal de Santa Catarina.
Também existem pequenos grupos na Universidade de Campinas, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal do Mato Grosso, e outros.
Mais:


Escrito por mnegocio às 08h42
[] [envie esta mensagem
] []





Dia Panamericano da Saúde
Dia Panamericano da Saúde
Dia Panamericano da Saúde
No dia 2 de dezembro é comemorado o dia Pan Americano da Saúde e esta data trás a importância de cuidarmos da nossa saúde no dia-a-dia, de uma forma saudavel, comendo bons alimentos e praticando esportes, o que trás uma qualidade de vida melhor para todas as pessoas.
São realizados muitas ações e as principais são as recomendações em evitar doenças como: aids, dependência química, entre outras doenças.
É necessário estar sempre realizando exames de prevenção de cancêr de mama e próstata entre outras doenças. Uma vida saudável, é ficar longe de qualquer vício como: cigarro, bebidas ou drogas, pois o vício faz com que as pessoas não tenham uma boa saúde e uma vida longa.
A pessoa que se alimenta bem e pratica exercícios, tem mais disposição e energia no dia-a-dia. Lutar em defesa da saúde, é evitar todos os males que prejudicam ela, entre nesta luta e viva muito mais feliz e por mais anos!
Dia do Advogado Criminal
Advokat, Fransk advokatdräkt, Nordisk familjebok.png
"Não servir sem independência à justiça, nem quebrar da verdade ante o poder. Não colaborar em perseguições ou atentados, nem pleitear pela iniqüidade ou imoralidade. Não se subtrair à defesa de causas impopulares, nem às perigosas, quando justas. Onde for apurável um grão que seja, de verdadeiro direito, não regatear ao atribulado o consolo do amparo judicial. Não proceder, nas consultas, senão com a imparcialidade real do juiz nas sentenças. Não fazer da banca balcão, ou da ciência mercatura. Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade. Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar fé em Deus, na verdade e no bem". Rui Barbosa
Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
Três escravos abissínios encadeados. A Sociedade Anti-Escravagista estima que havia dois milhões de escravos na Etiópia, no início da década de 1930, numa população estimada entre 8 e 16 milhões de pessoas.
Data criada pela ONU ganha novo significado diante do número recorde de 27 milhões de escravos GENEBRA - No dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 62 anos.
Dia Nacional das Relações Públicas
Image
LEI Nº 7197 QUE INSTITUIU O DIA NACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Professor Doutor Fábio França conta: O “Dia Nacional das Relações Públicas” nasceu dentro da Associação Brasileira de Relações Públicas por iniciativa do professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade.
O tema, juntamente com a eleição do engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo como Patrono das Relações Públicas, foi debatido no congresso da ABRP de 1976, realizado em Alagoas, nas cidades de Maceió e Penedo, terra natal de Pinheiro Lobo.
Eduardo Pinheiro Lobo, nasceu em 02/12/1914, por isso denominou-se o dia nacional das relações públicas, por ter sido um grande colaborador para a Associação Brasileira de Relações Públicas
O Projeto de Lei da Câmara N. 75, de 1980, foi o deputado Divaldo Suruagy(AL) e promulgado no DOU de 14.06.1984:
Art. 1º - Fica instituído o dia dois de dezembro como o "Dia Nacional das Relações Públicas".
Art. 2º - Na data estabelecida no artigo anterior, as associações e entidades ligadas à atividade de relações públicas farão, em todo o País, promoções que de qualquer modo assinalem e festejem o transcurso da efeméride.
Interessante observar que a iniciativa de se criar esse dia aconteceu no limiar da redemocratização do País, o que prova a perspicácia e a preocupação dos dirigentes da Associação Brasileira de Relações Públicas daquela época em revitalizar e legitimar a atividade, que foi, praticamente, sufocada durante 20 anos pelo regime militar.
Faz, portanto, 23 anos que a ABRP se preocupou em criar o Dia Nacional de Relações Públicas, convicta de que a comemoração desta data viria fortalecer a atividade, valorizá-la e dar-lhe a necessária visibilidade pública por meio de promoções oficiais que deveriam ser desenvolvidas pelas entidades a ela ligadas.
Viria ainda intensificar a união dos profissionais em torno de um objetivo comum – afirmar de maneira positiva a importância e o papel das relações públicas na construção de uma nova sociedade democrática.
O aceno ao retorno gradual, mas efetivo, do regime democrático deu novo ânimo às relações públicas, tanto pela expansão da atividade no meio acadêmico, como pela criação de consultorias e agências, que passaram a oferecer livremente às organizações os seus serviços.
Desde esta época, a ABRP e os seus associados passaram a celebrar o dia dois de dezembro com orgulho e entusiasmo por meio de encontros, semanas, seminários e outros eventos.
A preocupação era somar forças, unir e não dispersar. Aproveitar a data para promover as relações públicas nas organizações e na sociedade como uma atividade capaz de contribuir, pela união e o trabalho de seus profissionais, para a consolidação da nova sociedade que surgia.
Esse espírito de união corporativa é o que deveria ter persistido até o presente para dar credibilidade e legitimidade ao exercício pleno da atividade.
O Dia Nacional das Relações Públicas é o dia dois de dezembro, conforme diz a lei. Seguindo a recomendação legal, hoje é também comemorado e apoiado pelo Sistema Conferp/Conrerps e pelo Sindicato da categoria.
Todas essas entidades querem que seus associados unam-se em prol de uma mesma causa, dos mesmos objetivos para que as relações públicas sejam cada vez mais reconhecidas e praticadas pelos empresários brasileiros.


Escrito por mnegocio às 08h39
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]